Ourinhos adapta recinto para acolher moradores de rua e evitar disseminação da Covid-19
A Secretaria de Assistência Social de Ourinhos (SP) adaptou o recinto da FAPI para acolher as pessoas em situação de rua e evitar a disseminação da Covid-19 no município.
A nova estrutura tem capacidade para 40 pessoas e oferece banho, jantar e acomodação para os moradores passarem a noite.
De acordo com o secretário Felipe Pereira Ramos, a ampliação dos serviços de atendimento à população de rua ajuda a respeitar as condições de isolamento social.
“É importante frisar que Ourinhos sempre ofereceu os trabalhos de abordagem social de rua, acolhimento e Centro Pop. A questão é que, com a época de pandemia, para evitar aglomerações, a gente optou por ampliar o espaço para atender com qualidade toda a população”, explica Felipe.
As pessoas em situação de rua podem ir ao Centro Pop durante o dia, onde têm direito a café da manhã, almoço e café da tarde, além de uma triagem feita pela Secretaria de Saúde para ver se algum dos moradores apresenta sintomas de coronavírus. À noite, eles são levados de ônibus para o recinto.
“A gente está tentando atender bem as pessoas em situação de rua para proteger não só eles, mas as outras pessoas, pois assim a gente evita a propagação do vírus”, conta o secretário.
Apesar de ter capacidade para atender 40 pessoas, a média diária no novo recinto tem sido de 20 a 30 moradores.
Por isso, a secretaria pede que as pessoas que encontrarem moradores de rua pela cidade os orientem a procurar o Centro Pop, que fica na Rua Celestino Lopes Bahia, 2041. O telefone para entrar em contato com o serviço de abordagem social é o (14) 99605-6840. Fonte G1