Ourinhos inicia vacinação dos profissionais da educação a partir de 18 anos contra a Covid-19
Segundo a prefeitura, os profissionais da educação vão ter que assinar um termo de compromisso dizendo que, após serem imunizados, concordam em retornar as suas atividades nas escolas da cidade no dia 7 de junho.
No entanto, alguns servidores se recusaram a assinar o documento por não concordarem com a decisão da prefeitura. O secretário de saúde da cidade, Donay Neto, explica que a decisão ocorreu para garantir que as aulas sejam retomadas conforme o previsto.
“O profissionais da educação do setor privado e do estado haviam retornado as suas atividades e estavam na dependência da rede municipal. E para que isso fosse coberto de uma forma mais objetiva, elaboramos todo um cronograma de vacinação. O que nos veio hoje é que alguns profissionais haviam cogitado tomar a vacina e não retornar às aulas.”
E acrescenta: “o documento não estava previsto, mas para garantir que as aulas fossem retomadas, no dia 7 de junho, independente dos profissionais serem vacinados ou não, a gente optou por fazer um documento para que a pessoa tivesse ciência de que havia uma cobertura vacinal. Porque essa vacina foi uma contingência de sobras e junção de doses para possibilitar que vacinássemos todos os profissionais da educação”.
De acordo com a secretaria, a decisão não é ilegal, pois não há obrigatoriedade de vacinar este grupo no momento, já que essas doses foram remanescentes de outras ações e poderiam ser destinadas a outros grupos, mas a prefeitura escolheu ampliar a imunização dos profissionais da educação a partir de 18 anos.
Profissionais da educação a partir de 18 anos vão ser imunizados contra a Covid neste domingo (30) em Ourinhos — Foto: Prefeitura de Ourinhos/ Divulgação
Nesta sexta-feira (28) os profissionais que trabalham nas escolas que tenham entre 35 a 40 anos, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades em geral de 44 anos ou mais e o público com deficiência física permanente (BPC) a partir de 18 anos estão sendo imunizados até às 17h na Fapi, conforme calendário de imunização da cidade.
Já no sábado (29) a vacinação contra o coronavírus acontece das 8h às 13h apenas para os profissionais da educação de 30 a 35 anos até as 13h no mesmo local e para o público com deficiência física permanente (BPC) a partir de 18 anos na AADF de Ourinhos das 9h às 15h.
Vacinação Solidária
A campanha “Vacinação Solidária” continua no município e as pessoas destes grupos prioritários podem levar 1 kg de alimento não perecível aos postos de vacinação para doar no momento da vacinação. Fonte G1