Ourinhos mobiliza telão e torcida para acompanhar finalista do The Voice Kids: ‘Nosso menino de ouro’
Ourinhense Emanuel Motta, de 13 anos, representa a cidade
na final do The Voice Brasil Kids — Foto: Divulgação
Quando o adolescente Emanuel Motta, de 13 anos, subir ao palco do “The Voice Kids”, neste domingo (9), pela grande final do programa, estará acompanhado de uma torcida mais do que especial, vinda diretamente de sua cidade natal.
O município de Ourinhos, no interior de São Paulo, montou um esquema especial para prestigiar o seu ilustre pequeno cidadão. A prefeitura levará um telão para a Rua Cardoso Ribeiro, 970, bem ao lado do shopping da cidade. A estrutura, aberta ao público, pretende reunir a torcida pela vitória do jovem cantor.
Ao longo dos últimos três meses, desde o início do programa, Emanuel Motta vem não só encantando os jurados, como boa parte da população de sua cidade natal. A chegada à final é um grande presente para a família, formada majoritariamente por músicos.
“A gente está muito feliz e surpreso. Honestamente, a gente tinha dois objetivos a princípio. Um deles era virar as cadeiras para que ele desse sequência no programa; o outro era que ele tivesse a oportunidade de tocar bateria. Nas nossas orações sempre dizemos, ‘senhor, nós queremos ir até onde o senhor nos permitir”, diz o pai Ednilson Alexandre Motta, de 47 anos, e músico profissional há 33 anos.
Prefeitura levará um telão para a Rua Cardoso
Ribeiro, 970 — Foto: Foto: Divulgação
Ednilson, conhecido carinhosamente como Grilo, toca com Emanuel por bares e festas desde os cinco anos de idade do filho. “Com dois anos e meio, ele ganhou a primeira bateria, já saiu fazendo um ritmo. Com quatro anos, ele já dava canja na igreja, com cinco ele já começou a tocar comigo em alguns barzinhos, já deu canja com banda de baile e com sete nós tínhamos os dois Mottas já em atividade tocando por aí”, relembra a trajetória do filho.
Segundo o pai, muito mais do que o talento com a voz, o filho é conhecido pela destreza e desenvoltura com os instrumentos musicais, sendo a bateria o grande xodó. “É um fenômeno, nosso menino de ouro. Ele domina bem a guitarra, já tem um bom conhecimento de piano, toca bastante instrumentos de percussão, toca viola, toca cavaquinho, toca ukulele, toca contrabaixo, enfim, ele já tem ideias próprias”, pontua.
Grilo considera como “herança genética” o gosto do filho pela música, já que Emanuel tem também o avô como músico. No entanto, a paixão pela bateria veio de outro membro da família.
“Ele provavelmente é músico por minha causa e por causa do meu pai, mas ele é baterista por conta do meu genro. Ficava muito tempo com a irmã mais velha, então ele via esse cunhado dele tocando e foi se encantando pela bateria. Foi o primeiro instrumento que ele teve contato”, revela.
Emanuel Motta, de Ourinhos (SP), é fã de
bateria — Foto: Instagram/Reprodução
E no programa, Emanuel já pode encantar o público com os seus dotes na bateria. Em sua segunda apresentação na fase das “Superbatalhas”, o garoto deu um show ao som do clássico “Rock And Roll All Nite”, sucesso da banda Kiss.
A performance surpreendente lhe rendeu a segunda vaga do time Brown para a semifinal e ficou marcada também pela primeira vez que um participante do The Voice Kids tocou o instrumento no programa.
Na fase seguinte, nas Batalhas, Emanuel se apresentou ao lado de Gabriella Cavaco e Igor Mattos. Eles cantaram “Enquanto Houver Sol”, sucesso dos Titãs, e o garoto foi o escolhido por Brown para seguir em seu time.
Na fase de Shows, Emanuel escolheu “Your Love”, canção eternizada na voz da banda The Outfield, e foi o segundo escolhido por Brown para seguir na competição.
Nas Superbatalhas, fase inédita na história do The Voice Kids, os integrantes de cada time cantavam em quartetos, um era salvo e os outros ainda cantavam mais uma vez em busca da vaga na semifinal.
Emanuel cantou “É Preciso Saber Viver'”, sucesso dos Titãs, junto com Cecília Nascimento, Vitória Forrozeira e Laura Medeiros , mas não foi escolhido de primeira. Porém, logo depois, com a apresentação unindo voz e bateria, foi escolhido para seguir no programa.
Já na semifinal, Emanuel chegou ao palco cheio de confiança para interpretar “Locked Out Of Heaven”, sucesso de Bruno Mars, e fez uma apresentação repleta de desenvoltura, conquistando a segunda vaga do Time Brown para a final.
Para o pai Grilo Motta, o desenvolvimento do filho como cantor é uma das gratas surpresas nesse período. “A gente é grato por tudo, por onde nós já chegamos. Então a gente tá bastante surpreso, porque o Emanuel é um baterista excelente, mas ele é um jovem cantor, está iniciando a carreira dele como cantor agora”, conta.
“Ele sempre tocou bateria, começou fazendo um vocal pra mim, aí agora que ele, de uns três anos pra cá, começou a se mostrar um grande cantor também”, complementa.
Seja qual for o resultado, o pai garante que o filho já realizou um grande sonho ao chegar à final. “Entrar no Projac para gravar um programa ao vivo, é entrar numa fábrica de sonhos”. Depois de tentar a inscrição no programa em 2022, a vaga só veio um ano depois, na edição seguinte.
“Em abril do ano passado começaram as propagandas do programa, e ele não estava. Minha esposa falou ‘não, vamos aguardar’. Ela disse ter tido uma revelação num sonho que mostrava o Emanuel no palco do ‘The Voice’. Em outubro do ano passado, eu tive a revelação de que as promessas se cumpririam, mas eu imaginei que seria sobre o trabalho. A gente já não pensava mais em ‘The Voice’. Foi quando em novembro chegou um e-mail confirmando a inscrição dele”, diz Grilo.
Apesar da expectativa pela vitória, o verdadeiro resultado já é reconhecido pela família, segundo o pai do Emanuel: o caminho da música para o filho.
“Indiferente do resultado, o Emanuel já tinha escolhido a música para ele há muito tempo. A gente sempre fala que ele pode ser qualquer outra coisa, mas ele sempre optou pela música. Ela é para nós o ar que respiramos, não viveríamos sem. A música é tudo para nós, não é sobre ser famoso, não é sobre ter dinheiro. É sobre estarmos juntos num palco tocando, seja para 10, para 100, para 1 mil, pra 10 mil pessoas. A gente só quer estar juntos no palco, fazendo um som”, conta Grilo.
Os moradores de Ourinhos poderão acompanhar a final do The Voice Brasil Kids no próximo domingo, a partir das 14h20. O programa vai ao ar logo após Temperatura Máxima, na TV Globo.
Fonte: G1