Parceria com a Prefeitura faz com que a APASS seja referência nacional
Associação é a única do Estado de São Paulo a realizar trabalhos de proteção à fauna silvestre
A APASS – Associação Protetora dos Animais Silvestres, nasceu em Assis no ano de 1997. A partir disso, foram colocadas em prática ações e objetivos para a constituição dessa que se tornou uma Associação de referência nacional.
A Instituição está entre as cinco do país que desenvolvem projetos em atenção aos animais silvestres, e segue um modelo padrão e de excelência, exportando suas idealizações para todas as regiões do país.
Entre os projetos desenvolvidos estão:
Projeto Semeador – voltado à educação ambiental;
Projeto Museu de História Natural – trabalha com o reaproveitamento daquele animal que eventualmente venha a falecer, preparando este para museus ou banco biológico da Associação;
Projeto Arca de Noé – um centro de reabilitação do animal silvestre, que possa estar ferido por algum acaso na natureza ou ser encontrado perdido na cidade.
A intenção da APASS, que é presidida por Agnaldo Marinho de Godoi, é de que mais um inovador projeto possa se efetivar na cidade: o programa de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção. Para isso acontecer já foi enviado aos órgãos responsáveis todo o material necessário para a aprovação do projeto.
Desde a sua criação, mais de 38 mil animais já passaram pela Associação. Hoje aproximadamente 2.100 animais estão em Assis. Destes, a maioria são aves que serão soltas em breve, porém, a APASS abriga aproximadamente mil animais que não podem mais serem soltos na natureza, por questões de adaptação e de acidentes que sofreram.
São vários animais recebidos pela APASS, dentre eles estão o quati, cachorro do mato, araras, papagaios, tucanos, jabutis, tamanduás, macacos e até as onças parda e jaguatirica. No local, os bichos são tratados com grande zelo. Alguns deles recebem tratamento especial, com direito à mamadeira.
A Prefeitura de Assis é uma grande apoiadora da Associação. O prefeito Ricardo Pinheiro Santana desde que assumiu a administração municipal deixou claro a sua intenção de a cada dia dar subsídios e condições para a APASS se desenvolver e continuar prestando um serviço de qualidade no município.
“A atual gestão municipal mudou a história da APASS. Nós não tínhamos um local para montar uma estrutura definitiva, não tínhamos uma propriedade fixa e não podíamos atender como uma instituição. O prefeito nos deu apoio e se empenhou em nos ajudar, agora conseguimos a sessão de uso da nossa área; o que antes eram viveiros temporários, agora são definitivos. Além disso, através de projeto de lei, recebemos um recurso de R$ 6 mil por mês, o que nos ajuda a manter um quadro de funcionários e termos uma previsão para a manutenção dos animais que aqui se encontram, como ração específica para algumas espécies”, disse o presidente da APASS, Agnaldo Marinho.
A APASS recebe e cuida de animais silvestres de diversas regiões do Brasil, trabalhando sob um modelo a ser seguido por instituições nacionais e que é único no estado de São Paulo.
Com a efetivação da parceria com a Prefeitura, o objetivo é de que todos esses trabalhos sejam aperfeiçoados e de que outros projetos se concretizem, colocando a APASS e a cidade de Assis sempre em destaque no cuidado e proteção da fauna silvestre.