Páscoa 2016 traz ovos menores para fisgar consumidor; veja lançamentos

 

Os fabricantes de chocolate tentam superar a retração econômica com ovos de Páscoa menores para atender a um público com menos dinheiro para gastar. “O desafio é produzir mais com menos”, define o vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca.

De acordo com ele, os ovos de Páscoa deste ano tiveram reajuste de preços devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção como açúcar, combustível e armazenagem.

“Os fabricantes procuraram fazer mais com menos, produzir com maior produtividade e menos tempo e mais automação para ter um custo menor”, explica.

O empresário reconhece que o mercado está recessivo e o consumidor tem suas dificuldades. “Muita gente está desempregada, então a massa vai procurar ovos menores e de menor valor”, afirma. Fonte: G1

 

Ovos de Páscoa tiveram reajuste de preço devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovos de Páscoa tiveram reajuste de preço devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção (Foto: Marta Cavallini/G1)

Fonseca diz que as empresas focaram neste ano na produção de ovos menores para que o consumidor não deixe de comprar o produto. No ano passado, se a média de tamanho dos ovos era de 400 gramas, este ano será de 250 gramas. “O consumidor que antes comprava ovos de 500 gramas, por exemplo, optará por um de 250 gramas ou 300 gramas, porque é tradição do brasileiro dar ovos na Pascoa”, diz.

Os ovos da Nestlé, por exemplo, têm em seu portfólio ovos que variam de 90 a 360 gramas.  O único acima é o Alpino de 700 gramas. O Especialidades de 750 gramas foi retirado do catálogo e neste ano ele só será oferecido na versão 350 gramas. Além disso, diminuíram de tamanho os ovos Sensação e o Prestígio, que passaram a ter 240 gramas. De acordo com a empresa, os ovos que tiveram diminuição de tamanho não terão aumento de preço.

Se a média de tamanho dos ovos era de 400 gramas em 2015, este ano será de 250 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
Se a média de tamanho dos ovos era de 400 gramas em 2015, este ano será de 250 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)

Já a Lacta trouxe entre seus lançamentos ovos recheados de 95 gramas nos sabores Sonho de Valsa e ao leite, que custarão menos de R$ 10. A empresa garante, no entanto, que não houve aumento de preço dos produtos em relação ao ano passado nem redução no tamanho de seus ovos. A fabricante informa que está focando na Páscoa deste ano em itens abaixo de R$ 30 – mais da metade dos produtos estarão nessa faixa de preço.

A Village investiu este ano em dois lançamentos com ovos pequenos: um de 120 gramas e outro de 150 gramas. Já a Arcor informou que teve a preocupação de fazer ovos menores pensando nos custos e para explorar mais o momento mágico da Páscoa do que a quantidade de chocolate. O maior ovo vendido pela empresa tem 220 gramas.

Neste ano, de acordo com a Abicab, são 147 lançamentos, mas muitos são substituições de novidades de anos anteriores. Essa repaginação engloba, por exemplo, pequenas mudanças em ingredientes ou novos formatos de ovos já lançados. Em 2015, foram 150 lançamentos.

Logo depois do Carnaval, o consumidor poderá curar a ressaca da folia com os ovos de Páscoa que já começarão a ser vendidos nos supermercados e lojas especializadas. A Páscoa este ano será celebrada no dia 27 de março.

Brindes
Segundo o vice-presidente da Abicab, as fabricantes optaram ainda por alguns licenciamentos de produtos mais baratos para colocar brindes mais em conta nos ovos e, assim, tornar os preços mais acessíveis. Houve adaptações ainda nas embalagens, de acordo com Fonseca.

Mas as empresas informam que não houve diminuição no número de ovos que vêm com brindes. A Nestlé, por exemplo, informa que manteve a proporção de 30% de portfólio voltado para ovos com licenciamentos de marcas. Já no caso da Arcor, os brindes estão em 95% do catálogo, pois a empresa tradicionalmente investe forte na linha infantil.

Já a Kopenhagen decidiu repetir a estratégia de sucesso do ano passado, com brindes sofisticados nos seus produtos, e trouxe novamente este ano com o ovo de 1 kg Sweet Treasure o bracelete de prata da Pandora, desta vez com fecho de coração. O preço sugerido é de R$ 462 – valor mais caro entre os produtos apresentados no salão de Páscoa na terça-feira.

Mas a empresa lançou também uma opção mais em conta para agradar ao público feminino – por R$ 129 a consumidora que comprar um ovo de 250 gramas Fashion Le Lis Blanc leva um nécessaire exclusivo da grife de luxo.

Produção
Em 2015, a Páscoa foi responsável pela produção de 19,7 mil toneladas de chocolate, o que correspondeu a cerca de 80 milhões de ovos de Páscoa em todo o país. “O total ficou estável se comparado a 2014, quando foram produzidas 19,4 mil toneladas do alimento. O volume de 2016 ainda não está fechado, pois as indústrias ainda estão produzindo os Ovos de Páscoa e outros produtos de chocolate”, afirma Fonseca.

Ovo de páscoa feito com o chocolate em barra da linha Namur, da marca Selecta, recém-associada à Abicab (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovo de páscoa feito com o chocolate em barra da linha Namur, da marca Selecta, recém-associada à Abicab (Foto: Marta Cavallini/G1)

Empregos temporários
As indústrias e lojas especializadas geraram cerca de 29 mil empregos temporários em todo o país, de acordo com levantamento da Abicab. As vagas são para produção, promoção e venda de produtos no período de outubro de 2015 a março de 2016. “Apesar da atual situação econômica do país, obtivemos um aumento de 10% nas contratações, já que muitas empresas estão investindo em seus pontos de vendas para atrair o consumidor”, diz Fonseca.

A Nestlé e Garoto, por exemplo, abriram 6 mil vagas – metade delas já foi preenchida na produção. Outras 3 mil ainda estão abertas para promotores de venda.

Mercado de chocolate
O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, com consumo per capita de 2,5 kg/ano. De janeiro a setembro de 2015, a produção apresentou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Fonseca prevê que o ano deve fechar em queda de 7 a 8%.

“A retração é reflexo da atual crise econômica brasileira, que trouxe como consequências o aumento da inflação, PIB cada vez menor, aumento do preço de combustíveis e crescimento de desemprego”, conclui Ubiracy Fonseca.

Veja os principais lançamentos da Páscoa das fabricantes associadas à Abicab:

A Village trouxe entre os lançamentos o ovo de chocolate ao leite Carrossel de 170 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Village trouxe entre os lançamentos o ovo de chocolate ao leite Carrossel de 170 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Village é o ovo de chocolate ao leite de 120 gramas com o cachorrinho Doki (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Village é o ovo de chocolate ao leite de 120 gramas com o cachorrinho Doki (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Cacau Show lançou os ovos Bendito Cacao com teor de cacau de 55% e 65% (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Cacau Show lançou os ovos Bendito Cacao com teor de cacau de 55% e 65% (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovo Bytes da Cacau Show vem com fone de ouvido de brinde (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovo Bytes da Cacau Show vem com fone de ouvido de brinde (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovo da Kinder Ovo traz a sereia de brinde para a criançada (Foto: Marta Cavallini/G1)
Ovo da Kinder Ovo traz a sereia de brinde para a criançada (Foto: Marta Cavallini/G1)
Alguns produtos que a Kinder Ovo já vendia como os Minions e os dinossauros foram integrados aos lançamentos da Páscoa (Foto: Marta Cavallini/G1)
Alguns produtos que a Kinder Ovo já vendia como os Minions e os dinossauros foram integrados aos lançamentos da Páscoa (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Ferrero Rocher trouxe o glamour da marca no lançamento da pirâmide com 96 bombons - a venda só é feita via internet e custa cerca de R$ 300 (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Ferrero Rocher trouxe o glamour da marca no lançamento da pirâmide com 96 bombons – a venda só é feita via internet e custa cerca de R$ 300 (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Lacta traz este ano o Bis Xtra com o ovo em formato quadrado (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Lacta traz este ano o Bis Xtra com o ovo em formato quadrado (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Lacta é o Diamante Negro, mais crocante porque vem com mais cristais (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Lacta é o Diamante Negro, mais crocante porque vem com mais cristais (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Lacta investiu em ovos menores e lançou este ano os ovos recheados de chocolate ao leite e Sonho de Valsa, de 95 gramas, que custarão menos de R$ 10 (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Lacta investiu em ovos menores e lançou este ano os ovos recheados de chocolate ao leite e Sonho de Valsa, de 95 gramas, que custarão menos de R$ 10 (Foto: Marta Cavallini/G1)
A fabricante Munik traz o ovo Pão de Mel ao Leite, recheado pelo sabor que é marca registrada da empresa (Foto: Marta Cavallini/G1)
A fabricante Munik traz o ovo Pão de Mel ao Leite, recheado pelo sabor que é marca registrada da empresa (Foto: Marta Cavallini/G1) 
A Arcor trouxe os ovos Tortuguinha que vêm com sombrinha, lancheira, lanterna e maletinha (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Arcor trouxe os ovos Tortuguinha que vêm com sombrinha, lancheira, lanterna e maletinha (Foto: Marta Cavallini/G1)
Arcor lançou o ovo com mousse de maracujá de 220 gramas - maior tamanho dos ovos da empresa este ano (Foto: Marta Cavallini/G1)
Arcor lançou o ovo com mousse de maracujá de 220 gramas – maior tamanho dos ovos da empresa este ano (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Brasil Cacau trouxe os ovos com cascas recheadas de torta holandesa, petit gateau,marshmallow, floresta negra e leite condensado (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Brasil Cacau trouxe os ovos com cascas recheadas de torta holandesa, petit gateau,marshmallow, floresta negra e leite condensado (Foto: Marta Cavallini/G1)
Brasil Cacau traz os ovos da linha infantil com squeezes das Meninas Super Poderosas e Gumball de 150 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
Brasil Cacau traz os ovos da linha infantil com squeezes das Meninas Super Poderosas e Gumball de 150 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Kopenhagen investiu de novo este ano no ovo de 1 kg Sweet Treasure que traz o bracele da Pandora - o ovo custa quase R$ 500 (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Kopenhagen investiu de novo este ano no ovo de 1 kg Sweet Treasure que traz o bracele da Pandora – o ovo custa quase R$ 500 (Foto: Marta Cavallini/G1)
Kopenhagen lançou também uma opção mais em conta para agradar ao público feminino - por R$ 129, a consumidora que comprar um ovo de 250 gramas Fashion Le Lis Blanc leva um nécessaire exclusivo da grife de luxo (Foto: Marta Cavallini/G1)
Kopenhagen lançou também uma opção mais em conta para agradar ao público feminino – por R$ 129, a consumidora que comprar um ovo de 250 gramas Fashion Le Lis Blanc leva um nécessaire exclusivo da grife de luxo (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Kopenhagen são os ovos com as cascas recheadas com os cremes de sabor mil folhas e éclair (bomba de chocolate) (Foto: Marta Cavallini/G1)
Outro lançamento da Kopenhagen são os ovos com as cascas recheadas com os cremes de sabor mil folhas e éclair (bomba de chocolate) (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Nestlé investiu em brindes que trazem sucessos atuais e que são úteis no dia a dia, como caixinhas de som com cabo USB em forma de máscaras do Star Wars (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Nestlé investiu em brindes que trazem sucessos atuais e que são úteis no dia a dia, como caixinhas de som com cabo USB em forma de máscaras do Star Wars (Foto: Marta Cavallini/G1)
Na linha infantil feminina, a Nestlé traz entre os destaques deste ano a carruagem da Princesa da Disney (Foto: Marta Cavallini/G1)
Na linha infantil feminina, a Nestlé traz entre os destaques deste ano a carruagem da Princesa da Disney (Foto: Marta Cavallini/G1)
Os ovos Sensação e Prestígio tiveram redução no tamanho - agora tem 240 gramas; já o tradicional Especialidades só será oferecido na versão 350 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)
Os ovos Sensação e Prestígio tiveram redução no tamanho – agora tem 240 gramas; já o tradicional Especialidades só será oferecido na versão 350 gramas (Foto: Marta Cavallini/G1)

 

O tradicional Kit Kat da Nestlé vem este ano com fones de ouvido de brinde (Foto: Marta Cavallini/G1)
O tradicional Kit Kat da Nestlé vem este ano com fones de ouvido de brinde (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe este ano o Talento chocolate branco sabor doce de leite (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe este ano o Talento chocolate branco sabor doce de leite (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe este ano o Talento Colorir de 200 g, com castanha-do-pará, acompanhado de kit com cinco lápis de cor e um minilivro para colorir (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe este ano o Talento Colorir de 200 g, com castanha-do-pará, acompanhado de kit com cinco lápis de cor e um minilivro para colorir (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe o sucesso da marca Batom e colocou em forma de coelhinho da Páscoa (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Garoto trouxe o sucesso da marca Batom e colocou em forma de coelhinho da Páscoa (Foto: Marta Cavallini/G1)
A Lindt lançou a caixa com o ovo Gold Bunny Luxury, de 160g, e mais dois coelhinhos de 50 g cada (Foto: Divulgação)
A Lindt lançou a caixa com o ovo Gold Bunny Luxury, de 160g, e mais dois coelhinhos de 50 g cada (Foto: Divulgação)
A Lindt lançou a caixa com o ovo Gold Bunny Luxury, de 160g, e mais dois coelhinhos de 50 g cada (Foto: Divulgação)
A Lindt lançou a caixa com o ovo Gold Bunny Luxury, de 160g, e mais dois coelhinhos de 50 g cada (Foto: Divulgação)