PEÇA “POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL” PERCORRE 30 MUNICÍPIOS
Patrocinado pela Duke Energy, espetáculo da companhia Ciência Divertida conscientiza sobre a importância de cuidar dos recursos naturais
Começa nesta segunda-feira (29) mais uma temporada de apresentações da peça teatral “Por um futuro sustentável”, que percorrerá 30 municípios paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema. Com uma temática ambiental, o espetáculo tem como público-alvo crianças de 8 a 12 anos e no primeiro dia contempla os estudantes da rede pública de Palmital e Ibirarema. Na terça-feira, 1º de março, é a vez dos alunos de Salto Grande.
A peça é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério Federal, com parceria entre a companhia Ciência Divertida e as secretarias municipais de Educação e de Cultura, além do patrocínio da Duke Energy.
Em Palmital a apresentação será às 8h30, no Centro Cultural “Antonio Silvio Cunha Bueno”, que tem capacidade para 150 pessoas. “Esperamos que o espetáculo ‘Por um futuro sustentável’ venha agregar mais informação e reforçar a conscientização das crianças sobre a importância de cuidar dos recursos naturais e do planeta. Recebemos mais esta atração da Duke Energy com muita satisfação e alegria”, diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Geane Cristina da Silva Amorim.
Para ela, atividades lúdicas como brincadeiras, teatro e músicas contribuem para a construção do conhecimento na educação infantil.
No mesmo dia, os atores se deslocam até Ibirarema para a segunda apresentação, às 14h, na Escola Municipal Professora Augusta Novaes Coronado.Já na terça-feira, às 8h30, o evento reúne alunos da rede pública de Salto Grande na Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay.
Conhecimento
De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, a atividade visa proporcionar conhecimento de forma interativa e dinâmica. “A peça apresenta como funciona uma usina hidrelétrica. As crianças aprendem o princípio da geração dessa energia limpa e renovável com a ajuda de uma maquete,o que facilita o entendimento”, afirma.
Ainda com a participação dos estudantes, o espetáculo de 60 minutos aborda também a importância de preservar os recursos naturais e o consumo consciente da água.
Sinopse
Em síntese, a história da peça “Por um futuro sustentável”é contada por um cientista maluco que, perdido no espaço, volta do futuro para prevenir a humanidade sobre os problemas que ele viu. Para tanto, anuncia que as pessoas precisam mudar seus hábitos de consumo na atualidade.
Assim, as crianças são convidadas a se transformarem numa máquina “sustentável” e aprendem a identificar a origem das reservas naturais e como o uso delas afeta o planeta Terra e as florestas.