Peça sobre mudanças climáticas percorre 40 cidades da região
Mais de 7 mil alunos assistiram as apresentações; na região, escolas de sete municípios foram contempladas
Nesta semana, a trupe do Ciência Divertida encerrou uma temporada de apresentações em 40 cidades da Bacia do Paranapanema. De 20 de março a 24 de abril, escolas municipais receberam a peça teatral “Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas”, totalizando um público de 7.435 crianças de 8 a 12 anos. Na abrangência da hidrelétrica Capivara, receberam o projeto as seguintes cidades da região: Iepê, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Maracaí, Cruzália, Pedrinhas Paulista e Florínea.
Via Lei Rouanet, o projeto que une teatro e ciência contou com patrocínio da Rio Paranapanema Energia, uma subsidiária do Grupo CTG no Brasil que detém a concessão da usina Capivara. Com uma linguagem divertida, muita interação com o público e experiências científicas no palco, a peça abordou o aquecimento global. A partir das dificuldades de uma ursa, cujo habitat no Polo Norte sofre os efeitos desse fenômeno, as crianças puderam acompanhar porque as mudanças climáticas estão ocorrendo e como isso coloca em risco a vida no planeta.
De acordo com o diretor do Ciência Divertida, Júlio Martínez, o público participou de todos os experimentos e sempre demonstra muito interesse e curiosidade em novas informações. “Entregar às crianças uma mensagem positiva, de que todos podemos ter atitudes que contribuam para um futuro melhor, é extremamente importante”, comenta. “O espetáculo colabora para que os alunos se conscientizem sobre a necessidade de consumir os recursos naturais com responsabilidade”, completa Martínez.
“Ficamos muito satisfeitos em contribuir para a educação ambiental das crianças. A peça é uma forma lúdica e marcante de trabalhar esse conteúdo e, em quatro semanas, o projeto alcançou mais de 7 mil alunos. Agradecemos a parceria das prefeituras, que possibilitaram o acesso dessa programação às escolas locais”, expõe André Guimarães, gerente de Responsabilidade Social da Rio Paranapanema Energia, empresa concessionária de oito hidrelétricas ao longo do rio Paranapanema.
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Conheça mais em www.cienciadivertida.com.br ou http://diverteteatroviajante.com.br/
Sobre a Rio Paranapanema Energia
A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, localizadas no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, as duas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada. A empresa também conta com uma sede administrativa localizada na cidade de São Paulo.
China Three Gorges Corporation
A China Three Gorges Corporation (CTG) é um grupo de energia limpa focada no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. A CTG também está envolvida em negócios de energia renovável, incluindo a energia eólica e a solar.
Presente em 40 países, a CTG é o maior produtor mundial de energia hidrelétrica com capacidade instalada de cerca de 100 GW, considerando-se usinas em operação e construção. Em 2015 a CTG produziu 200,98 TWh de eletricidade.
O Brasil é um país prioritário na estratégia de crescimento internacional da CTG. Desde que chegou ao país, em 2013, a CTG vem ampliando seus investimentos no país para se tornar uma empresa de energia limpa relevante. Sua subsidiária local, a CTG Brasil, é atualmente a segunda maior empresa privada de geração de energia do Brasil, com capacidade instalada de 8,27 GW. Somente em 2016, a CTG produziu 262.6TW de energia limpa.