Pedrinhas Paulista registra primeira morte por Covid-19

A Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista (SP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, registrou nesta quinta-feira (30) a primeira morte por Covid-19. Esse é também primeiro caso confirmado da doença na cidade, que tem pouco mais de 3 mil habitantes.

A vítima, Deise Bertoli, de 55 anos, morreu na segunda-feira (27) em Assis (SP), onde estava hospitalizada. O resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz foi divulgado nesta tarde.

Ainda de acordo com a prefeitura, a paciente, de 55 anos, havia sido diagnosticada positivamente para dengue e estava recebendo a assistência por parte da Secretaria Municipal da Saúde.

Na madrugada de segunda-feira , ela procurou a unidade apresentando quadro de insuficiência respiratória e, imediatamente foi colocado em prática o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, sendo acionado o Samu, que a levou para Assis, onde ela veio a óbito por volta das 11h.

A família da vítima, que trabalhava na penitenciária de Florínea, está em quarentena.

Medidas de prevenção

Nesta semana foi implantado Decreto Municipal que torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial para todos os moradores que necessitarem frequentar repartições públicas, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais e de serviços, ou outros locais fechados e no desempenho das atividades laborais.

A cidade também possui bloqueio de acesso na entrada, realiza a higienização das ruas e praças com água clorada e promove ampla divulgação das medidas de prevenção à Covid-19.