Pesquisa ‘Prioridades’: prefeita de Assis promete reestruturação da saúde e contratação de médicos

Em entrevista ao TN1 nesta sexta-feira (7), a prefeita de Assis, Thelma Spera (PL), reconheceu os desafios e destacou ações para enfrentar os problemas apontados pelos moradores na Pesquisa ‘Prioridades’, realizada pelo Ipeso em parceria com a TV TEM.

saúde foi apontada como a principal preocupação dos moradores de Assis, revelando que 70% dos participantes consideram o setor o mais urgente para melhorias nos próximos anos. Na sequência, os temas mais citados foram educação e creches, com 42%geração de empregos, com 38%asfalto e buracos, com 23% e transporte coletivo com pontos cobertos, com 19%.

Para reduzir a demora no atendimento e melhorar a atenção básica, Thelma anunciou uma reestruturação no setor.

Segundo a prefeita, a falta de profissionais é um dos entraves no sistema, e por isso a administração aposta na contratação de médicos e na implementação da telemedicina para desafogar a rede pública.

“Já estamos fazendo dois caminhos em paralelo. O primeiro é em relação à atenção básica. Então, estamos já reorganizando, redimensionando as equipes, inclusive, pela falta de profissionais, também estamos trazendo a telemedicina com uma estratégia a mais para a atenção básica.”

Outra medida anunciada é a contratação de um neuropediatra para atender crianças com necessidades especiais, além da inclusão de pediatras tanto na atenção básica quanto na rede de urgência e emergência.

A prefeita também confirmou a rescisão do contrato com a empresa que administrava a UPA da cidade. Uma nova empresa assumirá a gestão a partir de março, após reuniões com prefeitos de municípios vizinhos que também utilizam a unidade.

“Neste primeiro momento, nós só demos o passo do apontamento da rescisão com a firma, agora, nós temos que sentar com os prefeitos que demandam também da UPA. Então, não é simplesmente passar no Conselho Municipal e resolvermos aqui na cidade de Assis. Eu vou, juntamente com a secretária da Saúde, desenhar todo o plano, toda a proposta, ouvi-los, e aí, anunciarmos, a partir do dia 10 de março, o novo funcionamento da nossa Unidade de Pronto Atendimento.” diz Thelma.

A educação, segunda maior demanda apontada na pesquisa, será uma das prioridades da gestão, segundo a prefeita. Thelma destacou que a integração entre educação, esporte e cultura será um dos focos do trabalho nos próximos anos.

“Educação é a chave. Conhecimento transforma, conhecimento vai trazer modificações em todas as atitudes de crianças, adolescentes, adultos jovens, adultos experientes, não os idosos, mas, assim, dizer que a educação é a nossa prioridade, e uma educação inclusiva, e que envolva, também, esporte, cultura, a assistência das famílias e a educação envolvendo as necessidades especiais.”

A criação de novas oportunidades de emprego também apareceu como uma das principais preocupações da população. A prefeita falou que a administração municipal está trabalhando em parceria com o Sebrae para fortalecer o empreendedorismo local e incentivar novos negócios.

Além da saúde, educação e empregos, a pesquisa apontou a preocupação dos moradores com infraestrutura e transporte coletivo.

O levantamento revelou que as prioridades são saúde, educação e empregos — Foto: TV TEM / Reprodução

O levantamento revelou que as prioridades são

saúde, educação e empregos — Foto: TV TEM / Reprodução

Fonte: G1