Pesquisadores desenvolvem tangerina 100% brasileira
Cinthea Oliveira tem 15 mil pés de tangerina murcote em uma área de 40 hectares em Ubirajara (SP). Ela comemora o resultado da atual safra. A colheita, que antes era de três caixas por pé, chegou a cinco caixas por árvore.
Um dos principais cuidados no pomar é para evitar a alternária, a principal doença que ameaça a tangerina. São 25 aplicações anuais de defensivos, o que representa até 50% dos custos.
Mas uma novidade promete mudar essa história. Depois de 20 anos de pesquisa, o Instituto Agronômico de Campinas (SP) desenvolveu uma variedade de tangerina resultado do cruzamento da pera-rio, que é uma laranja tolerante à alternária, com a murcote.
Ela recebeu o nome de Maria 2019 e é a primeira tangerina totalmente desenvolvida no Brasil.
A nova tangerina já foi testada em diferentes áreas do Estado de São Paulo e vem se adaptando bem. A fruta é um pouco maior, tem poucas sementes e apresenta uma boa produtividade.
Ainda serão necessários mais alguns anos para a tangerina chegar ao mercado. Para os produtores, a variedade alimenta a expectativa de melhores resultados na safra. Fonte G1