Pesquisadores mundiais escolhem Ourinhos para desenvolvimento de pesquisa inovadora contra a covid
Imperial College London (uma das melhores Faculdades do mundo), a University of Nebraska e a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu implantará na cidade de Ourinhos o primeiro Centro de Testagem de um moderno dispositivo na América Latina.
Os investimentos serão em torno de R$ 6,5 milhões. Cada amostra realizada custará $600 dólares em média, sem nenhum custo para o município de Ourinhos.
Diversos pesquisadores renomados, Dra Juliana Floriano (Brasil), Dr Jiri Adamec (EUA), Dra Camila Braga (EUA), Dr Carlos Graeff (Brasil) e Dra Costanza Emanueli (Londres) estão desenvolvendo um moderno dispositivo que irá fornecer um sistema analítico em miniatura que permite que enfermeiros, assistentes médicos e farmácias obtenham dados quantitativos simultaneamente sobre vários biomarcadores de uma única gota de sangue. Um sistema de baixo custo, poderá ser utilizado como um leitor de telefone celular, que a longo prazo desenvolverá ensaios de biomarcadores para inúmeros tipos de doenças.
Todos os dados identificados e validados poderão ser utilizados em prol da população Ourinhense, população brasileira e mundial. A cidade de Ourinhos já está apta para iniciar os testes do dispositivo e armazenamento de amostras, graças ao trabalho desenvolvido pela
Prefeitura e a referência no combate a COVID.
Todos os dados obtidos pela equipe da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretária de Saúde Cássia Palhas, bem como os dados multiômicos, genéticos e de microRNA obtidos pela Dra Juliana e Profa Costanza irão compor amplo banco de dados inovador provendo enorme benefícios no enfrentamento da COVID-19, tornando Ourinhos destaque mundial no enfrentamento da COVID-19. Fonte: Prefeitura