Polícia Civil investiga pneus encontrados em valas de aterro sanitário em Florínea

 

A Polícia Civil investiga por que uma grande quantidade de pneus estava enterrada em valas do aterro sanitário de Florínea (SP). O material foi retirado em dois caminhões na segunda-feira (17). O atual secretário de obras de Florínea, Maurício Pereira de Souza disse que ficou surpreso com a situação. “A Cetesb pediu para a administração atual tomar as providências necessárias. Nós tiramos todos os pneus e vamos entregar ao consórcio Civap.”

O crime ambiental foi descoberto pela Polícia Civil, que investiga um suposto crime de responsabilidade cometido no ano passado pelo ex-prefeito de Florínea, Rodrigo Siqueira da Silva, do PSDB. De acordo com a investigação, a gestão passada atrasou o pagamento de repasses mensais ao Civap, consórcio de municípios que coleta pneus e outros materiais recicláveis. Sem ter para onde levar os pneus a prefeitura decidiu então enterrá-los no aterro sanitário.

Ainda segundo investigação, o ex-prefeito teria mandado funcionários públicos de Florínea fazerem melhorias em uma estrada rural no município vizinho, Cândido Mota, para favorecer um amigo. Para pagar pelo serviço o amigo do ex-prefeito cedeu a retroescavadeira para que as valas fossem abertas no aterro para receber os pneus.

Segundo a polícia, o inquérito deve ser concluído nos próximos meses. Além do ex-prefeito de Florínea, o ex-secretário de obras do município Antoracy Nascimento também é investigado. Fonte G1