Polícia Militar salva bebê de apenas cinco dias engasgado em Cândido Mota
Policiais militares de Cândido Mota/SP salvaram, na manhã desta terça-feira, dia 22, uma criança de 5 dias de vida que estava engasgada. Eles realizaram a manobra de Heimlich, o que fez com que o bebê Yago Ribeiro da Silva C.S. Pereira voltasse a respirar. O caso ocorreu na rua Henrique Vasques, no centro da cidade.
Por volta das 11h, a equipe de comando de grupo patrulha, composta pelo 1º sargento Thiago Alves Moreira e pelos cabos Osmar Oreste Júnior e Rodrigo Tiago Tissato, realizava patrulhamento ostensivo quando foi acionada pela mãe, que estava com o filho recém nascido engasgado.
De imediato, a equipe assumiu o socorro realizando o procedimento de desengasgo no bebê, que em seguida, foi socorrido até a Santa Casa de Cândido Mota, onde ficou sobre os cuidados médicos.
Após o susto, os pais Igor Leite de Souza Pereira e Evellyn Ribeiro da Silva Corrêa, agradeceram a equipe da Polícia Militar.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Fonte: O Diário do Vale