Pop Rua vence importante prêmio do SUS a nível estadual

Na última sexta-feira, 17, aconteceu o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes”, um dos mais importantes do país em se tratando de Saúde Pública. Assis inscreveu 11 trabalhos e concorreu com todos os 645 municípios paulistas, totalizando 1.465 trabalhos inscritos. O Pop Rua ficou entre os 30 ganhadores que agora têm o direito de concorrer a premiação nacional.

Com o nome “ENTRE RUAS, PRAÇAS E VIELAS, TECENDO AFETOS E ATANDO OS NÓS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA”, o trabalho explicou resumidamente para a banca julgadora os objetivos, missões e valores.

O Pop Rua nasceu em outubro de 2020 dentro da Secretaria da Saúde, inicialmente para vacinar a população em situação de rua contra COVID-19. O grupo criou corpo e viu ali várias outras maneiras de contribuir com esses munícipes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Hoje, os profissionais buscam estabelecer vínculos, identificando sua necessidade de saúde e articulando o cuidado nos serviços do SUS, garantindo o acesso à saúde que está em nossa Constituição.

Outro objetivo desse trabalho é contribuir para a transformação do imaginário social acerca da população em situação de rua, combatendo o preconceito social que a acomete e favorecer uma atitude mais solidária da comunidade com essa população.

As equipes são montadas multidisciplinarmente com trabalhadores da Atenção Básica e da Saúde Mental, composta por auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, profissionais de educação física, enfermeira, psicóloga, entre outros.