Prefeito admite erro e pede desculpas após polêmica com animais vivos em presépio

 

O projeto de ter um presépio ao ar livre com animais vivos não resistiu ao primeiro fim de semana em Torrinha (SP). Depois de moradores usarem as redes sociais para reclamar das condições em que os animais estavam, sob o sol forte da tarde de sábado (9), a prefeitura anunciou que vai cancelar a atração.

O prefeito Ronaldo Gasparelo (PV) também usou sua conta em uma rede social para se desculpar com a população e admitir que a prefeitura errou ao usar animais vivos para a montagem da encenação do nascimento de Jesus.

“Os animais seriam utilizados apenas para a encenação teatral/natal, mas este também foi um erro, pois animal não deve ser considerado enfeite. (…) Os animais estavam alimentados, hidratados, próximos de seus donos”, disse Gasparelo em sua postagem.

Segundo a prefeitura, o projeto foi elaborado em junho deste ano e passou pela avaliação de veterinários. O presépio estava formado por cinco ovelhas, uma vaca, um bezerro e um jumento.

A ideia inicial era que os animais ficassem na praça nos fins de semana, até o Natal, desde o fim da tarde de um dia até as 10h do dia seguinte. Na denúncia dos moradores, os animais foram deixados no local até por volta das 16h, quando já fazia bastante calor.

“É inconcebível a presença dos mesmos [animais] no sol, seja qual for a circunstância”, disse o prefeito.

Após a repercussão negativa nas redes sociais, membros da prefeitura e da APAT (Associação de Proteção dos Animais de Torrinha) se reuniram e a decisão do Executivo foi a de interromper o projeto do presépio vivo. Fonte G1

Prefeitura sustenta que animais estavam alimentados e hidratados, e com supervisão de um veterinário (Foto: Prefeitura de Torrinha / Divulgação )

Prefeitura sustenta que animais estavam alimentados e hidratados, e com supervisão de um veterinário (Foto: Prefeitura de Torrinha / Divulgação)