Prefeito Ricardo Pinheiro garante a continuação das UTIs Neonatal e Pediátrica em Assis

 

Na última quinta-feira, 7, o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, esteve em São Paulo participando de uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde, para tratar sobre um assunto de extrema importância para a cidade de Assis: os leitos de UTI neonatal e pediátrica do Hospital Regional de Assis.

O chefe do executivo assisense se reuniu com o Dr. Vicente Simões Bernardo e a Dra. Sandra Regina, ambos substitutos do Dr. Geraldo Reple, Coordenador dos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo.

O primeiro ponto discutido durante a reunião foi sobre o possível fechamento das UTIs neonatal e pediátrica, o que o prefeito garantiu: “Não há nenhuma possibilidade de que os serviços de UTIs neonatal e pediátrica sejam interrompidos. Isso está fora de cogitação e não acontecerá”, disse, após a reunião.

Outra questão que foi discutida com os representantes do estado, diz respeito aos profissionais que hoje prestam serviços nas UTIs neonatal e pediátrica do Hospital Regional. Estes profissionais foram contratados pelo próprio Governo do Estado, através de um contrato de tempo determinado, que se encerra no mês de junho deste ano. Porém, o Governo Estadual já está tomando as medidas necessárias para a contratação de profissionais e não haverá nenhuma interrupção dos serviços por falta de trabalhadores.

Outro ponto debatido foi a respeito de uma possível unificação dos leitos de UTI neonatal e pediátrica, que hoje funcionam separados. Foi informado que essa questão será amplamente discutida pelas equipes responsáveis junto com a administração do Hospital Regional de Assis. Tudo deverá ser feito de acordo com as normas e regras da Vigilância Sanitária.

“Estamos atentos a essa questão, pois a saúde das crianças é prioridade no município.  Prova disso é que assim que assumimos colocamos mais 6 pediatras na rede e fizemos uma reorganização na área da saúde e o resultado foi que a taxa de mortalidade infantil de 2012, que era de aproximadamente 13.30%, diminuímos para menos de 10%, resultado importantíssimo para a cidade. Eu sempre estarei defendendo os interesses da população de Assis”, salientou o prefeito de Assis.