Prefeitura de Assis organiza diversas ações para combater o mosquito Aedes Aegypti
A Prefeitura de Assis, através dos trabalhos integrados entre as secretarias municipais, está em guerra contra a dengue e trabalhando diariamente na conscientização dos moradores e destruição dos locais que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, também transmissor da chikungunya e zika.
Uma das parcerias da Prefeitura no combate a dengue e que vem dando muito certo é com a cooperativa médica Unimed Assis. O projeto Bairro Limpo é uma iniciativa da Vigilância Epidemiológica através da equipe de Controle de Endemias e Cooperativa médica, onde funcionários da prefeitura percorrem os bairros com um caminhão e recolhem materiais inservíveis, que podem se tornar focos para a proliferação da dengue.
O projeto teve início em 2015 e acontece rotineiramente durante o ano inteiro. A iniciativa vem colaborando na eliminação de toneladas de recipientes e evitando centenas de casos de dengue em Assis.
“A partir do projeto implantado e da parceria com a Unimed, os números indicam uma diminuição da transmissão da dengue, ocorrendo de julho de 2015 em diante somente casos isolados da doença. Sendo assim, avaliamos como efetivo o trabalho realizado. Em um comparativo com o ano de 2014, em dezembro foram confirmados 12 casos positivos, e em dezembro de 2015 apenas 2 casos foram confirmados, o que mostra a efetividade desta ação”, avaliou Antônio Carlos Leite, coordenador de campo da Vigilância Epidemiológica.
Os agentes de endemias também estão ministrando palestras nos bairros, a servidores de órgãos públicos e empresas privadas, visando orientar os munícipes sobre os cuidados necessários de prevenção, e visando angariar o maior número de agentes possível, para que possam disseminar as informações e serem fiscalizadores no ambiente de trabalho e domiciliar.
Além destes trabalhos constantes também estão sendo organizadas ações pontuais. No próximo sábado, dia 13, haverá uma grande mobilização no Parque Colinas, onde todas as secretarias municipais estarão envolvidas na conscientização de moradores, visitando casa a casa, e combatendo o mosquito Aedes Aegypti naquele bairro.