Prefeitura de Ourinhos adere ao Setembro Verde

 

A prefeitura de Ourinhos aderiu a Campanha “Setembro Verde – Mês Oficial pela Inclusão Social”, promovida pela Apae de Ourinhos juntamente com a FEAPAES-SP (Federação das Apaes do Estado de São Paulo).

A campanha visa refletir e buscar novos caminhos de luta por inclusão social. O público-alvo da campanha é a pessoa com deficiência, sua família e a sociedade.

Alguns prédios públicos como a Prefeitura Municipal de Ourinhos, Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação receberam iluminação verde em alusão a campanha. Outros pontos que também estão com iluminação verde são a sede da Apae de Ourinhos, o Sindicato dos Ferroviários e a Caixa d’água localizada no Corpo de Bombeiros.

O intuito da iniciativa é fazer com que o mês se torne referência assim como o Outubro Rosa, que representa a prevenção do Câncer de Mama, e o Novembro Azul, na prevenção de Câncer de Próstata.

A diretora escolar da Apae de Ourinhos, Patrícia Miranda, convida outras entidades e a sociedade civil para aderir ao movimento e participar da campanha.

         Setembro Verde

Existe 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, de acordo com o censo de 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mesmo correspondendo a 23,9% da população brasileira, essas pessoas ainda enfrentam muitos desafios, principalmente, em relação à inclusão social.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.