Prefeitura inaugura Base para a equipe do Consultório na Rua
A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Saúde, entregou na manhã desta terça-feira, dia 02 de abril, a Base do Consultório Rua. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes que trabalham com a população que vive nas ruas em extrema situação de vulnerabilidade.
De acordo com a secretária da Saúde, Cristiani Silvério, este trabalho tem como principal objetivo garantir o direito à saúde para toda a população. “O Consultório Rua é um programa do Governo Federal, e nosso município está habilitado. Com isso, recebemos recursos financeiros para trabalhar com uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e em breve teremos educadores sociais”, explica.
Cristiani comenta ainda que o programa em Assis nasceu em outubro de 2020 dentro da Secretaria da Saúde, inicialmente para vacinar a população em situação de rua contra a COVID-19. O grupo criou corpo e viu ali várias outras maneiras de contribuir com esses munícipes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Hoje, os profissionais buscam estabelecer vínculos, identificando suas necessidades de saúde e articulando o cuidado nos serviços do SUS, garantindo o acesso à saúde previsto em nossa Constituição.
“Outro objetivo desse trabalho é contribuir para a transformação do imaginário social acerca da população em situação de rua, combatendo o preconceito social que a acomete e favorecendo uma atitude mais solidária da comunidade com essa população. As equipes visitam os territórios de maior concentração dessa população, buscando estabelecer vínculos, identificar suas necessidades de saúde e articular o cuidado nos serviços do SUS”, destaca a secretária.
O prefeito José Fernandes parabenizou a secretária Cristiani Silvério e toda a equipe pelo trabalho dedicado. Ele também fez uma reflexão sobre a importância de olhar para a população de rua com empatia e solidariedade, ressaltando a necessidade de políticas públicas que garantam não apenas assistência imediata, mas também oportunidades de reintegração social e dignidade para esses cidadãos.
O evento contou com a participação de colaboradores da Saúde, secretários municipais e dos vereadores Pastor Nivaldo e Fernando Vieira.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA