Prefeitura procura jacaré em lago após ser fisgado durante pescaria em Ourinhos;
A Secretaria do Meio Ambiente de Ourinhos (SP) procura por um jacaré fisgado durante pescaria em um lago conhecido como Royal Parque, na cidade.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento que um morador pesca o animal silvestre utilizando uma isca artificial em formato de sapo, conhecida como “frog”. Depois da captura, o pescador devolve o jacaré ao lago.
Por conta disso, o município fará um mapeamento de toda a região do lago para identificar a possibilidade de existir outros no local. A ideia é determinar como o animal surgiu, como explica o Secretário do Meio Ambiente, Maurício Amorosini.
“A comunidade está pleiteando a retirada do animal. E nós estamos em contato com o Gefau (Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para verificar as medidas corretas a serem tomadas. Temos que deixar claro que o jacaré está no habitat dele e não oferece risco à população”, detalha.
Amorosini explica que o animal tem hábitos noturnos, que foge de onde tem qualquer tipo de movimento e que a ideia é não criar pânico por conta disso.
“Entendo que a população fique preocupada. É um local frequentado por pescadores e usuários. Estamos tomando todos os cuidados possíveis com relação a orientar, mas temos que pensar nas ações dentro das normas”, relata Maurício.
Mesmo sem saber quem é o pescador que capturou o animal, o secretário afirma que, pelo vídeo, é possível ver que teve boa intenção.
“O correto seria ele ter acionado a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. Mas o que ele fez foi nobre, considerando que ele devolveu o jacaré ao habitat natural”, complementa Maurício.
Na próxima segunda-feira (19), o secretário se reúne com membros do Gefau para discutir ações que serão desenvolvidas para solucionar o caso.
Jacaré pescado foi devolvido ao lago em Ourinhos — Foto: Arquivo Pessoal