Prefeitura de Assis realiza caminhada Todos Pela Limpeza com alunos da rede estadual

Na última quinta-feira, 17, a prefeitura de Assis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a caminhada Todos Pela Limpeza com alunos da rede estadual no bairro Portal São Francisco.

No período da tarde os coletores, professores e alunos do 8º ano do colégio E.E. Léo Pizzato saíram pelas ruas do bairro caminhando, recolhendo lixos jogados nas ruas e orientando os vizinhos sobre o descarte no horário correto de lixo.

A caminhada Todos Pela Limpeza teve duração de uma hora e foram recolhidos diversos lixos postos fora de horário. Os alunos puderam ver os diversos terrenos baldios que acabam virando ponto de descarte de resíduos de construção, galhos e muitos outros objetos tornando o ambiente propício para proliferação de mosquito da dengue, baratas, escorpião e ratos.

“Apesar de quinta-feira ser o dia da semana com menos demanda, em pouco tempo de caminhada, enchemos o caminhão e acionamos a prensa duas vezes. Todos os dias nossos coletores encontram muita sujeira e descarte no canteiro central da rua Teotônio Vilela, infelizmente as pessoas não respeitam o cronograma da coleta, que é no período da manhã de segunda a sábado. Encontramos muitos sachês de molhos, garrafas plásticas, fralda, papel de bala, isopor, restos de comida entre outros, deixando o bairro com aparência negativa e suja”, comenta Renato Lopes Ribeiro, chefe de divisão da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Para escola E E. Prof Léo Pizzato a abordagem entra nos objetivos da Agenda 2030, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –
ODS 3 :Saúde e Bem-Estar
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação
Trabalhados teoricamente em sala de aula e colocado em prática na caminhada. Ressalta Gisele Antunes Romão Barreto – Professora Especialista em Currículo de Geografia

“Queremos fazer essas caminhadas com mais frequência em diversos pontos da cidade. A primeira foi no Portal São Francisco devido as repetidas reclamações dos vizinhos. Com a companhia dos alunos, conseguimos atingir várias famílias e a conscientização é necessária em todas as idades”, diz Ana Paula, secretária da pasta.