PRF reduz policiamento na região por falta de verbas

 

A Polícia Rodoviária Federal informou nesta quarta-feira (5) que vai paralisar parte de suas atividades por falta de orçamento.

Num comunicado, avisa que os limites impostos pelas restrições orçamentárias para aquisição de combustível, manutenção e diárias obrigou o órgão a decidir pela suspensão imediata das atividades aéreas de policiamento e resgate e, a partir desta quinta-feira, do serviço de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais.

A PRF também diz que fará a redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento, além do desativamento de unidades operacionais.

“Buscaremos diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais, priorizando atendimento de acidentes com vítimas, auxílios que sejam de competência exclusiva da PRF e enfrentamento a ilícitos”, diz a nota.

As medidas ocorrem no momento em que se iniciam as férias escolares e os movimentos nas estradas aumentam. Na semana passada, a Polícia Federal também suspendeu a emissão de passaportes por falta de verbas. Ontem, a Comissão Mista do Congresso aprovou uma suplementação de verba, mas o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso para que o documento volte a ser emitido.

A PRF informa que está em tratativas com os ministérios da Justiça e do Planejamento para que se tenha uma “célere recomposição do orçamento e o restabelecimento dos serviços”.

Região de Marília

A região de Marília, que conta com três unidades – Marília, Guaiçara e Ourinhos – também deve ser afetada. O serviço de escolta de cargas superdimensionadas já não funciona na região.

As equipes de Marília e cidades vizinhas aguardam ordens do comando da PRF no estado de São Paulo para novas medidas, mas é possível que a unidade de Guaiçara seja desativada por exemplo (nesse caso haverá transferência de pessoal).

“O horário de funcionamento das unidades administrativas também será alterado, com priorização de atendimento ao público no período compreendido entre 09 e 13h. As superintendências regionais da PRF divulgarão novos horários de funcionamento e atendimento”, diz nota da PRF. Fonte: MN