PROBLEMA AMBIENTAL

Temos centenas de problemas ambientais nos dias atuais. Aquecimento global, ou seja, o efeito estufa, desmatamento, derretimento de geleiras que ameaçam os continentes com aumento do nível do mar, enfim, são muitos os desafios a serem enfrentados. Dentre eles, talvez o maior desafio seja o de dar destinação correta ao lixo. Lixo doméstico, resíduos de empresas, entulhos da construção civil etc.

Na verdade o que falta é disciplina, educação e comprometimento com um planeta mais saudável. Todo mundo, quase que todos os dias produz algum tipo de lixo. E o número de cidadãos que dão destinação correta a esse lixo é insignificante. Não fazem a separação do lixo orgânico do lixo seco, não acondicionam corretamente esse lixo, não depositam nos parcos locais destinados a esse fim.

Enfim, é uma bagunça total. Para resolver esse grave problema é preciso educação e disciplina. A criança, desde do primeiro ano deveria receber orientação de como proteger o meio ambiente. O melhor mesmo, seria que a matéria, Meio Ambiente, fizesse parte do currículo escolar nos vários níveis de ensino. Pois, essa é uma tarefa que só terá sucesso a médio e longo prazo.

Lugar de lixo é no lixo, e nunca se esqueça de separar àquilo que é reciclável do lixo que irá para os aterros sanitários. Colabore, só unidos conseguiremos fazer o correto e deixar uma cidade, um planeta melhor para nossos filhos e netos, ou seja, para as futuras gerações.

Paulo Paçoca
O amigo de Assis 🤝