Procon alerta e dá dicas para Black Friday 2015

O Procon de Tarumã alerta consumidores e dá dicas para compras seguras pela internet durante o Black Friday previsto para acontecer na sexta-feira (27). Segundo o órgão, a promessa de grandes promoções é principal atrativo do evento.

O objetivo é evitar que o consumidor que pretenda adquirir produtos na Black Friday faça um mau negócio.

O Procon destaca que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor. “A obrigação do fornecedor de cumprir a oferta conforme anunciada, assegura a garantia do produto e o direito de arrependimento, este consistente no prazo de sete dias assegurado ao consumidor para desistir das compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, internet)”, afirma Bruno Azevedo.

Fique atento, ainda, ao prazo de entrega da mercadoria em domicílio, que deve estar registrado na nota fiscal ou recibo.

Confira as dicas:

Preços de produtos da Black Friday 2015 serão monitorados de hora em hora

No site oficial do evento (www.blackfriday.com.br), será apresentada ainda uma lista com as 10 melhores ofertas.

A fim de evitar mudanças no valor dos produtos, a Black Friday deste ano terá o preço das promoções monitoradas de hora em hora. O trabalho será realizado pela Precifica, empresa especializada em precificação inteligente no comércio eletrônico. A ação é realizada em parceria com a BlackFriday.com.br do Busca Descontos, pioneiro da data comemorativa no calendário nacional.

O evento ocorre no próximo dia 27 de novembro

Ainda dentro do site da Black Friday, a Precifica apresentará uma lista com o TOP 10 das melhores ofertas. Com atualização de hora em hora, a relação dos dez itens mais baratos também poderá ser visualizada por categorias, como celular, tablets, eletrodomésticos, computadores, entre outros. Além disso, conterá informações como valor da oferta, valor médio do mercado e percentual da variação.

O objetivo é evitar que haja alterações nos preços das promoções e retirar a pecha de “Black Fraude” dada ao evento nas edições anteriores. “O foco é deixar que as ofertas sejam transparentes para os consumidores, para que ninguém seja prejudicado por algum anúncio errado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Black Friday 2015

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o evento deve movimentar R$ 1,31 bilhão, alta de 18% em relação à mesma data de 2014. Além desse montante, cerca de 80% dos consumidores online pretendem aproveitar as promoções da última sexta-feira do mês, segundo uma pesquisa divulgada pelo E-bit/Buscapé.

Muitos internautas devem antecipar as compras de Natal em razão do evento, de acordo com Maurício Salvador, presidente da ABComm. “36% das vendas serão pessoas antecipando as compras de Natal”, afirma. A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o varejo. Porém os consumidores devem tomar alguns cuidados antes de efetuar a compra.

Pesquise antecipadamente preços e lojas

Se o consumidor estiver de olho em um produto específico e está aguardando a Black Friday para aproveitar um possível desconto, ele deve começar desde já a pesquisar o valor e também as lojas, avalia Ricardo Ramos, fundador da Precifica, empresa especializada em precificação inteligente de produtos no comércio eletrônico. “É importante ficar de olho, dias antes da Black Friday, no comportamento das lojas em que tem interesse em comprar algum item”, afirma. “Entender o comportamento destes varejistas garante que o consumidor faça um bom negócio em vez de adquirir um produto que, na verdade, nunca esteve realmente em promoção”, complementa Ramos.

Cuidado com pagamentos por boleto bancário

Um dos maiores meios para a realização de fraudes, o pagamento por boleto bancário deve ser efetuado com a maior cautela, avalia Daniel Bento, VP de Meios de Pagamento e Antifraude da ABComm. “Há dois perigos ao se comprar com boleto: a alteração dos dados de pagamento, o que faz com que o valor caia na conta dos fraudadores, e o risco de a loja sumir com o dinheiro e não entregar o produto”, afirma. Bento diz que é sempre bom buscar se não há reclamações anteriores das lojas em sites como Reclame Aqui e em outros fóruns de atendimento ao consumidor. “Um boleto em arquivo PDF é bem mais seguro do que um impresso direto na página” complementa.

Atente-se às condições de troca e devolução

Em razão da Black Friday, algumas lojas podem alterar as políticas de troca e devolução de alguns produtos que entrem em promoção. Por isso, é importante que o consumidor tenha total atenção a essa questão antes de efetuar a compra, alerta Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio eletrônico. “Para o consumidor, a dica é sempre ficar muito atento a letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa aplicar nesse período”, afirma. “Garantia do produto e política de troca e devolução também podem virar pegadinha.”

Colaborou: Bruno Azevedo.