Professor da Escola de Música de Ourinhos participa de evento da Académie Francis Poulenc

 

No mês de agosto o prof. Eder Giaretta da Escola de Música de Ourinhos participou da 19ª Edição da “Académie Francis Poulenc” em Tours na França. O curso organizado pelo “Centre International de la Mélodie Française”, abordou as obras dos compositores Gabriel Fauré e Francis Poulenc.

Na Académie, Eder teve aulas com os mais proeminentes nomes da música francesa, tais como François Le Roux, Christian Ivaldi, Jeff Cohen e Michele Ledroit, professores estes que lecionam no Conservatório Nacional de Paris, entre outros.

Foram mais de 60 horas de aula, entre Master classes de interpretação, recitais, conferências, dicção poética, pronúncia da língua francesa e reeducação psicomotora através da “Técnica Alexander” que ensina como corpo e mente funcionam juntos no desempenho da atividade musical.

Eder foi selecionado pela “Académie Francis Poulenc” e esteve ao lado de estagiários que vieram do Japão, Irã, Filipinas, Singapura, Canada, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.

Desde 1997 os estagiários têm o privilégio de visitar a casa de Francis Poulenc na vila de Noizay, cidade onde fizeram o recital de encerramento.

Ao final do curso, o Prof. Eder recebeu o certificado emitido pelo “Centre International de la Mélodie Française”, por sua participação em todas as atividades propostas pela Academia, incluindo dois recitais.

Professor

O professor Eder foi incorporado ao quadro de professores da Escola Municipal de Música “Américo de Carvalho” no início deste ano.  Eder Giaretta ministra aulas de piano popular na EMMAC.

O professor da EMMAC é mestre em música pela UNESP (IA – São Paulo), com bolsa concedida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), formado nos cursos de Piano Erudito, MPB/JAZZ e Regência Instrumental – o pianista começou sua carreira com seis anos de idade estudando música em sua cidade natal – Birigui / SP.

Aos onze, fizera a decisão de viver para a música e passa então a fazer recitais profissionalmente. Logo se consolida como um grande instrumentista, sendo requisitado no cenário musical. Eder atua como pianista, maestro, produtor, arranjador e compositor.

Teve aulas com: Eduardo Monteiro, Miriam Braga, Zoraide Mazzulli Nunes, André Marques, Paulo Braga, Ana Cristina Del Mastre, Luiz Carlos Morales e foi orientando do renomado pianista Nahim Marun além de ter feito aulas na Hochschule fur musik em Karslruhe (Alemanha) com Fany Solter. Também participou de Masterclasses ministrados por: Gerald Robbins (EUA), Olga Kiun (RUS), Maria José Carrasqueira (BRA), Greg Fritze (EUA), Laszlo Marosi (BGR), Robert Hill (ALE), Matthew Provost (CAN) entre outros.

Com premiações e participações em diversos festivais o músico também teve presença marcada como maestro e arranjador na montagem de vários espetáculos, estando entre renomados músicos da Banda Mantiqueira e Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Em 2010 foi destaque no 11° Festival Internacional Música nas Montanhas em MG, onde interpretou a antológica e virtuosística peça “Rhapsody in Blue” de G. Gershwin.

 No ano de 2012 esteve em turnê com o “Vale Trio”, grupo que integrou a grade de artistas selecionados pela apurada seleção do SESI – Música Erudita. Teve participação no documentário gravado ao vivo para o programa NOTAS CONTEMPORÂNEAS no “MIS – Museu da Imagem e do Som” em São Paulo. Nessa ocasião o pianista foi convidado pelo próprio compositor homenageado Ronaldo Miranda, considerado um dos mais expressivos compositores brasileiros da chamada música nova.          Foi convidado especial para participar do “22° Festival Unesp Ritmo e Som” fazendo recital de obras latinas e latino americanas em homenagem aos 20 anos da morte de Astor Piazzolla. Eder também gravou CD com a obra completa para piano solo de Ronaldo Miranda.

Participou como pianista no CD da Mezzo-Soprano Daniela de Carli, aprovado pelo MINC e distribuído pela gravadora Vertical. Em 2014 apresentou-se em recital com o Vale Trio em Mannheim (Alemanha) na Universidade Estadual Staatliche Hochschule Fur Musik Und Darstellende Kunst.