Professora Mariana, do PT, é a segunda entrevistada no Em Assis

O programa Em Assis continua sua série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Assis. Para garantir a imparcialidade, a ordem das entrevistas foi determinada alfabeticamente. A quarta candidata a ser entrevistada é a Professora Mariana, do PT.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

1) Quais são suas principais propostas para o desenvolvimento econômico da cidade, e como você pretende atrair novos investimentos e gerar empregos?

Entendemos que é preciso fortalecer o projeto de desenvolvimento social do governo federal e avançar em propostas voltadas à construção de cidades modernas, inovadoras, sustentáveis e inclusivas por meio dos recursos que Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) podem oferecer. Criar e fortalecer ecossistemas de inovação com a participação de universidades, instituições de pesquisa, empresas, organizações sociais e poder público.

Buscaremos trazer para o município as políticas do Ministério do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresas e desenvolver acordos e convênios com as universidades locais/regionais, especialmente as públicas; institutos técnicos e as diversas instâncias do Sistema S, seja para formação continuada de mão de obra seja para a criação de incubadoras de empresas.

Nossas principais metas:

  • Ampliar a arrecadação do ISS a partir da atração de novos negócios e serviços;
  • Fortalecer o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária, melhorando o ambiente de negócios para a iniciativa privada e aumentando a arrecadação tributária municipal, com inventivo à auto regularização;
  • Fortalecer a fiscalização de tributos;
  • Acelerar a emissão de alvarás e licenças;
  • Aumentar a fiscalização de receitas do ICMS;
  • Aprimorar a execução de contratações e compras;
  • Implantar Plano de Ação para o Sistema Integrado de Execução Orçamentária.
  • Ampliar o recadastramento mobiliário do Município.
  • Promover um programa de refinanciamentos de dívida, com escalonamento anual.
  • Desburocratização, principalmente no sentido da redução do tempo de abertura de empresa, por meio de protocolo digital, formulários padronizados e eliminação de redundâncias de informação, bem como proposição de convênio com a JUCESP, para celeridade na análise documental.
  • Portal Único de Serviços: criação de uma plataforma única de serviços onde cidadãos e empreendedores poderão usufruir dos serviços da prefeitura no formato digital, com fácil acesso por meio de todos os dispositivos eletrônicos, o que além de agilizar os processos, será capaz gerenciar cadastramento, disponibilização de vagas em escolas, creches e hospitais, dentre outros, e o aprimoramentos de respostas e soluções.
  • Desonerar gradativamente o setor de serviços, com redução das alíquotas de ISS, beneficiando as atuais empresas e atraindo novos investimentos.
  • Auditoria para equacionamento das dívidas das autarquias e a retomada de contratação de serviços pela própria Prefeitura.
  • Implantação – Modernização do Código de Posturas para racionalizar a fiscalização e possibilitar melhores critérios sobre a arrecadação.
  • Auditoria sobre os contratos de aluguéis de imóveis para secretarias da Prefeitura.

2) Como você pretende melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde pública no município?

Está em nosso plano de governo:

  • Garantir a ampliação das ações e serviços do SUS e proporcionar sustentabilidade ao seu funcionamento pleno, assegurando os mínimos constitucionais previstos para os municípios equivalentes a 15% da arrecadação dos impostos.
  • Valorizar o trabalho em saúde para que os trabalhadores/as da saúde tenham vínculos protegidos por concursos, salários, jornadas e ambientes de trabalhos dignos, saudáveis e seguros.
  • Valorizar o SUS como política pública e conquista da população brasileira, como indutor de uma população saudável em todas as áreas e redutor das desigualdades

3) Quais são seus planos para a educação básica e para o apoio aos professores e funcionários das escolas municipais?

Dentre as várias propostas apresentadas em nosso plano, as principais são:

  • Incidir no debate sobre: a função redistributiva e supletiva da União; a regulamentação do SNE em lei complementar; a colaboração entre estados e municípios e intermunicipal para efetivação do direito à educação; o piso constitucional da educação; as leis estaduais que dispõem sobre os critérios de repartição da cota-parte municipal do ICMS vinculados a indicadores educacionais; e os obstáculos fiscais e orçamentários para efetivação do direito à educação.
  • Implantar e/ou fortalecer o Fórum Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho de Acompanhamento do FUNDEB e o Conselho de Acompanhamento da Alimentação Escolar, os Conselhos Escolares, os grêmios estudantis e as associações de pais e mães.
  • Garantir a aquisição da alimentação escolar conforme a Lei 11.947/2009, que regulamenta no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados à produção da Agricultura Familiar.
  • Instituir um programa de saúde mental e de enfrentamento à violência em todas as escolas, associado à criação de núcleos de justiça restaurativa, visando à criação de um ambiente respeitoso e de paz;
  • Garantir a aplicação da Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância, de zero a seis anos, de forma intersetorial, envolvendo todas as secretarias correlacionadas, assegurando prioridade e respeito à individualidade de todas as crianças, com capacitação para toda a rede e estímulo ao fortalecimento de vínculos;
  • Constituição de grupo de estudos sobre Financiamento da Educação com vistas a transformar a Secretaria da Educação em Unidade Orçamentária e gestora dos recursos da educação e de análise crítica sobre quais têm sido os investimentos e em que setores/ações com descentralização de recursos às escolas mediante apresentação de projetos;
  • Garantia de vagas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais e com parceria com o governo estadual para os anos finais e para o Ensino Médio;
  • Estabelecimento de diligências junto ao governo federal para instalação de um campus e instalação de Instituto Federal;
  • Reformulação e ampliação do Programa de Educação Integral com professores atuando em todo currículo escolar;
  • Implantação de um Programa de reestruturação dos espaços das escolas e dos espaços da cidade considerando a relevância dos territórios e escolas;
  • Garantia de merenda com alimentação saudável, com a inclusão de alimentos orgânicos nos termos da Política de Alimentação Escolar;
  • Capacitar e incrementar o processo de trabalho de toda a comunidade escolar para atender às necessidades de alunos com deficiência.
  • Revisão, discussão democrática e participativa nos planos de carreira dos profissionais da educação.

4) Como você pretende enfrentar os desafios da segurança pública na nossa cidade, incluindo a prevenção da violência e o apoio às forças de segurança?

Enxergamos a Segurança Pública de forma plena: com medidas de ação, prevenção e inteligência. Para nós, um município investe em segurança pública quando ilumina as ruas; promove ações de zeladoria; organiza o trânsito; investe em escola em tempo integral, em atividades de contraturno escolar; estrutura política de atenção a quem saiu do sistema prisional; define políticas de acolhimento a segmentos vulneráveis; fortalece a rede de atenção às crianças, aos adolescentes, às mulheres cis e trans e a toda comunidade LGBTQIA+; promove a ocupação dos espaços públicos; investe em esporte, lazer e cultura; promove políticas para a juventude e para a população idosa; investe no acolhimento da população em situação de rua; e cria proje­tos de promoção à cultura de paz, prevenção ao bullying e ao preconceito de qualquer espécie no ambiente escolar.

Entendemos também que, investir e apostar na prevenção como um caminho para se evitar os mais diversos tipos de violências não significa desconsiderar as ações repressivas, quando necessárias. Para isso é necessário fortalecer a integração entre as diversas forças de segurança que devem atuar de forma colaborativa em prol da cidade. Inclusive, a atuação integrada entre União, Estados e Municípios é uma das diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública.

Defendemos também uma Guarda Municipal que atue na prevenção da violência e que pode ser uma grande aliada na inteligência contra o crime. É uma instituição civil, com competência preventiva e de apoio aos serviços da administração municipal, não militarizada, cujos coordenação e o comando estejam comprometidos com a prevenção e atuação comunitária definida no Estatuto Geral das Guardas Municipais.

5) O que você propõe para melhorar a infraestrutura urbana, como transporte público, saneamento básico e iluminação?

  • Garantir transporte público, limpo, eficiente e gratuito para toda população cadastrada no sistema CADÚNICO.
  • Ampliar o número de ônibus e horários para que a população possa ter acesso aos serviços públicos, trabalho, educação, saúde e lazer com dignidade.
  • Estabelecer parcerias privadas para melhoria da qualidade do transporte público a partir de debate e participação popular, visando sobretudo a dignidade da mobilização daqueles que habitam os bairros distantes do centro da cidade e trabalham no Distrito Industrial.
  • Implantar gradativamente o projeto de Tarifa Zero em Assis, buscando condições governamentais, legais, ecológicas, infra estruturais e financeiras para sua efetivação.
  • Promover ações que estimulem a utilização de bicicletas nas vias públicas com segurança.
  • Construção de ciclovias e canais de acesso público seguros.
  • Realizar estudos e avaliações para possíveis implantações de projetos futuristas com VLTs (veículos leves sobre trilhos) a partir da velha trilha FEPASA, como alternativa de melhoria da oferta de transporte público.
  • Investir em tecnologias e meios de transportes que contemplem a diminuição de emissão de gases predominantemente acentuadores do efeito estufa e cada vez menos poluentes.

6) Qual é a sua visão para o desenvolvimento sustentável da cidade, e como você planeja proteger o meio ambiente enquanto promove o crescimento urbano?

  • Criar o Plano Local de Ações Climáticas (PLAC) que terá papel estratégico no planejamento integrado e participativo, apontando prioridades sociais, ambientais e econômicas do município, com propostas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa e adaptação das áreas urbanas e rurais. Sua elaboração deve envolver instituições públicas, movimentos populares, setor privado, ONGs e academia, tornando-se uma instância de pactuação de compromissos e metas. O PLAC deve articular em um único processo as Políticas Nacionais do Meio Ambiente, da Mudança do Clima, de Resíduos Sólidos, de Recursos Hídricos, de Saneamento, de Energia e da Biodiversidade.
  • Requalificar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Saneamento Básico como órgãos democráticos e paritários, que garantam o efetivo acompanhamento e controle social das referidas políticas públicas, priorizando a discussão de pautas estratégicas como a elaboração, acompanhamento e fiscalização de Planos, Programas e Projetos públicos, bem como licenciamento e fiscalização de empreendimentos de significativo impacto ambiental.
  • Investir em uma política de forte ampliação de áreas verdes em todos os bairros
    Propomos garantir o direito à cidade (água, infraestrutura, moradia, mobilidade e conectividade) de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Nova Agenda Urbana da ONU, assim como a política nacional de desenvolvimento urbano (em elaboração pelo governo federal) que, ao mesmo tempo, se relacionem com o crescimento econômico e geração de emprego e renda.

7) Quais são suas estratégias para lidar com a moradia popular e garantir habitação digna para os cidadãos de baixa renda?

  • Construir o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) especialmente voltado para o atendimento da população com renda de até 3 salários mínimos, em consonância com o Plano Diretor, ouvindo a população, suas demandas e propostas.

8) Como você planeja gerir o orçamento municipal de forma responsável, garantindo a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos?

  • Aperfeiçoar-implantar o Portal da Transparência, modernizando e o tornando mais acessível, incluindo dados em tempo real e ferramentas interativas que facilitem o acesso a informação desejada.
  • Criação do ComunicaAssis, assim como o ComunicaBr, um Portal que reunirá todas as informações estratégicas sobre as Políticas Públicas do Município, garantindo o monitoramento das suas execuções.
  • Garantir que o Diário Oficial seja acessível a todos os cidadãos, implantando os totens de acesso que deveriam existir e não foram implantados.
  • Dar mais visibilidade aos serviços da Ouvidoria, produzindo relatórios mensais não apenas dos atendimentos, mas dos encaminhamentos, resoluções e retornando com respostas aos cidadãos que a procuraram
  • Buscar simplificar e dar maior agilidade na administração pública, maior transparência e sobretudo uma oportunidade para economizar e reduzir gastos por meio de sistemas digitais como o Processo Eletrônico Nacional (PEN) oferecido pelo Ministério da Gestão. O governo federal oferece também capacitação para sua implementação por meio da Escola Virtual de Governo no (EVG). Utilizar sistemas para as compras públicas e contratações, como o Compras.gov.br e o Portal Nacional de Contratações Públicas.

9) De que forma você pretende envolver a comunidade nas decisões do governo municipal e garantir que a população tenha voz ativa em seu governo?

  • Estabelecer o controle social e a participação popular por meio de Conselhos, audiências e consultas públicas.
  • Fortalecer a democracia participativa/deliberativa e do Conselho Municipal de Assistência Social, com capacitação continuada das/os conselheiras/os.
  • Garantir o diálogo e planejamento democrático entre políticas setoriais e políticas transversais/identitárias (mulher; criança e adolescente; juventude; idoso; pessoa com deficiência; preconceito racial; LGBTQIA+, garantindo a vivência ativa das políticas sociais.
  • Criar políticas de apoio às cooperativas, associações e coletivos de trabalhadoras e trabalhadores que optarem pelo trabalho coletivo autogestionário.

10) Quais medidas você considera essenciais para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos aos idosos e às pessoas com deficiência no município?

  • Dar ênfase ao Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.
  • Implementar programas do SUS como Estratégias de Saúde da Família; “Saúde em Casa” e programas de cuidado domiciliar para idosos que moram sozinhos.
  • Criar o Centro de Referência da Pessoa Idosa.Redação: Em Assis – foto cedida