Programa Criança Feliz atende gestantes e crianças até 6 anos de idade
A secretária Municipal da Assistência Social, Nadir Blefari, participou no dia 27 de janeiro de um encontro na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) na cidade de Marília, representados por Margarete Pereira Araújo, diretora do Núcleo de Supervisão e Paulo Henrique Bonfim Xavier, diretor Substituto.
Foi apresentado o novo programa social do Governo Federal, Criança Feliz, voltado às gestantes e crianças de até 6 anos de idade que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
A prioridade é atender gestantes e crianças até 3 anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças até 6 anos de idade cujas famílias estão no Benefício de Prestação Continuada.
O programa consiste em dar assistência às gestantes e crianças através de visitas domiciliares. Um educador social acompanhará a rotina de ambos e auxiliará no desenvolvimento do convívio social e familiar.
Segundo Nadir, a fase da 1ª infância é muito importante para a criança, pois independente das condições que são educadas, futuramente, reflete na alfabetização e no convívio social e familiar. “O objetivo é estreitar o convívio afetivo entre mãe e filho, com acompanhamento que proporcione o bom desenvolvimento nas funções cognitivas e emocionais, e posteriormente, um bom rendimento na escola que o auxilie na fase adulta”, explica.
O Programa Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. A aplicação do programa acontece de acordo com o calendário estabelecido do Governo Federal.