Prossegue em Paraguaçu a vacinação contra a raiva animal
Teve início na quarta-feira, 6 de julho, em Paraguaçu Paulista, a campanha de vacinação antirrábica canina e felina, uma ação de saúde pública que deverá vacinar cães e gatos maiores de 03 meses de idade, numa realização do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância Turística.
Nesta semana o plantão será no dia 13/7 – das 8h30 às 16h30 – Cozinha Piloto, Praça Dona Lídia, Creche Irmã Lúcia e Faculdade de Agronomia, na zona urbana. Na Zona Rural a vacinação reinicia a partir de Cardoso de Almeida e prossegue conforme cronograma estabelecido para toda a área do município.
Estima-se que a população canina e felina do município seja de aproximadamente 11.300 animais, e que pelo menos 80% desses animais deverão ser vacinados contra a raiva. Na zona urbana as equipes trabalharão em pontos pré-determinados nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho, das 8h30 às 16h30. A zona rural possui um cronograma de trabalho específico.
O proprietário deverá levar a carteira de vacinação e o animal ao local de vacinação. O animal deverá estar devidamente contido (guia, coleira) e cães bravos deverão estar de focinheira, para evitar acidentes e incidentes com outros animais e pessoas que estarão nos postos de vacinação.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus que é transmitido para os animais e para o homem através da saliva do animal doente pela mordedura, arranhadura, lambedura. Em caso de acidente, lavar o local com água e sabão em abundância e procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa para avaliação e conduta a ser instituída para cada caso. Os animais agressores deverão ser mantidos em observação por um período de 10 dias.