Publicitária presa em atos golpistas tem candidatura à Câmara de Tupã impugnada pela Justiça Eleitoral
Publicitária que foi presa em atos golpistas tem candidatura à Câmara
de Tupã impugnada pela Justiça Eleitoral — Foto: Reprodução/Instagram
A publicitária Klio Damião Hirano (PRD), que cumpre medidas cautelares por participação em atos de vandalismo em Brasília (DF), teve a candidatura para concorrer ao cargo de vereadora em Tupã (SP) impugnada pela Justiça Eleitoral.
A decisão do juiz da 143ª zona eleitoral de Tupã, José Augusto Franca Junior, teve como base a falta de prestação de contas relativas à campanha nas eleições municipais de 2020, quando Klio concorreu à prefeitura da cidade (saiba mais abaixo).
A candidata chegou a justificar para a Justiça Eleitoral no ato de candidatura que prestou contas, porém, fora do prazo.
Em nota ao g1, a defesa da candidata disse que entrará com recurso e que ela seguirá com sua candidatura para o cargo de vereadora para a Câmara de Tupã. Isso porque, segundo a defesa, a situação foi regularizada com a apresentação de requerimento de regularização de omissão de prestação de contas, no dia 16 de agosto de 2024.
Participação em atos de vandalismo
Klio foi presa em Brasília, na noite de 28 de dezembro de 2022, durante uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil que investigava um grupo criminoso suspeito de organizar, financiar e praticar os atos de vandalismo ocorridos na região central de Brasília, na noite de 12 de dezembro de 2022.
À ocasião, o grupo tentou resgatar José Acácio Serere Xavante, indígena preso no dia 12 de dezembro. Sem sucesso, iniciou ataques de vandalismo na capital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, carros e ônibus foram incendiados pelo grupo. Os suspeitos também quebraram vidros de automóveis e depredaram equipamentos públicos e a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.
Klio era frequentadora do acampamento golpista de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), localizado em frente ao Quartel-General do Exército na capital.
Ela chegou a ficar presa, porém, atualmente, cumpre medidas cautelares. Segundo sua defesa, Klio formalizará um pedido para que possa se deslocar e exercer direito ao voto.
Candidata à Prefeitura de Tupã
Ela recebeu 364 votos e foi a menos votada entre os candidatos. Ela é filha do fotógrafo Eizi Hirano, que tem o trabalho conhecido nacionalmente e fundou uma rede de lojas de impressão fotográfica. Ele morreu em abril de 2019 e o distrito industrial da cidade recebeu seu nome.
Klio foi candidata à Prefeitura de Tupã em 2020
— Foto: Reprodução/Tribunal Superior Ele