Representantes de entidades regionais assistem palestra sobre recuperação de crédito na Acia

Na noite de terça-feira, 10, representantes das Associações Comerciais e Industriais de Assis, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista e Tarumã, e dos Sindicatos do Comércio Varejista de Assis e Palmital estiveram na sede da Acia assistindo uma palestra proferida pelo representante da Diretoria de Rede da BoaVista SCPC (empresa que presta serviços de informações para as Associações Comerciais) para trazer esclarecimentos e estratégias discutidas no congresso da FACESP na semana passada. sobre recuperação de crédito). Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira, 18, às 19 horas, na Acia, para dar prosseguimento aos trabalhos para que as entidades encontrem caminhos para poder recuperar os créditos do comércio em um momento em que a inadimplência vem aumentando consideravelmente. Deverá ser convidado um representante do cartório local para participar da reunião.

A reunião de terça-feira aconteceu em função da Lei Estadual nº 15.569/2015, que ofereceu mudanças significativas na questão da recuperação do crédito. De acordo com a elei, diz que o débito só pode ser incluído no Banco de Dados do Bureau quando houver aviso de recebimento (AR) assinado e é válido para o Estado de São Paulo. Esta lei está preocupando o comércio de uma forma geral já que encarece os procedimentos para recuperação do crédito, além de encarecer este trabalho.

Diante disso, as entidades representativas do comércio estão procurando alternativas para que possam encontrar a melhor saída com o objetivo de fazer a recuperação de crédito baseado na lei, e ao mesmo tempo, não encarecer este serviço aos associados.

Diante disso, Deivid Campos apresentou algumas alternativas aos representantes do comércio, e uma solução para a situação poderá acontecer na reunião da próxima quarta-feira. O objetivo é ouvir os comerciantes das cidades onde as Associações Comerciais estão instaladas e observar qual os seus comportamentos em relação a esta nova realidade. Na visão de Deivid, cada cidade tem uma peculiaridade e é importante que as Associações Comerciais estejam atentos a tal fato.