Reprovados no exame de CNH protestam contra ‘polêmica’ do freio de mão
Uma “polêmica” vem crescendo entre os candidatos a uma nova Carteira Nacional de habilitação (CNH) em Bauru (SP). Muitos deles acabaram reprovados esta semana na prova final pelo fato de, segundo eles, não terem recebido instrução nas autoescolas de um procedimento que acabou sendo cobrado pelos examinadores.
O tal procedimento seria o uso do freio de mão para saída com o carro em vias muito inclinadas. O uso do dispositivo é considerado obrigatório para evitar que o carro “desça” acidentalmente e cause algum acidente.
A confusão teve início na semana passada no local das provas por conta de um desentendimento entre os peritos do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), responsáveis pela aplicação das provas, e instrutores de autoescolas, que questionaram a exigência dessa regra. Várias provas foram suspensas e remarcadas para esta sexta-feira (27).
“Somente um dia antes da prova, em uma aula extra que eu paguei por fora, que a autoescola tentou me ensinar sobre o uso do freio de mão, eles alegaram que a regra mudou. Antes, nas 20 aulas que tive, nunca falaram nada. Mas é muito complicado aprender algo novo em apenas 50 minutos de uma aula”, protesta Claudinei Silva de Oliveira, ajudante geral, um dos reprovados desta sexta.
Para José Roberto Francelozo, instrutor do Sest Senat e especialista no assunto, a regra deve ser cumprida para a segurança do motorista e de todos à sua volta. Segundo ele, a obrigação do uso do chamado freio de estacionamento foi determinada porque isso ajuda a aumentar o controle e domínio do veículo por parte do condutor.
Os candidatos à primeira habilitação podem consultar o Manual do Cidadão do Detran, feito para orientar os candidatos à primeira habilitação. O aluno que se sentir lesado pela autoescola deve protocolar uma reclamação na ouvidoria do Detran.
Outro lado
Em nota, o Detran-SP informou que a obrigatoriedade do uso do freio de mão em aclives não é uma regra nova, e que a norma vai continuar sendo exigida durante os exames.
Ainda segundo o órgão, desde o ano passado um manual foi elaborado para relembrar as autoescolas que existem normas como esta que não são seguidas, mas continuam valendo para o exame prático.
Consultados, vários instrutores de autoescolas não quiseram falar com a reportagem da TV TEM.