RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Talvez um dos temas mais discutidos da atualidade seja o Meio Ambiente. Respeitar a natureza, preservando nascentes, rios, matas, e não poluir; explorar os recursos naturais de maneira racional e adotar uma centena de cuidados são necessários para o nosso próprio bem e para o das futuras gerações.

Todavia, toda essa discussão não tem resultado em ações efetivas. Se pensarmos a nível municipal, encontraremos um total descaso com a questão ambiental. Os interesses econômicos sempre prevalecem em detrimento do nosso meio ambiente. Basta ver o abandono de nossas nascentes e riachos, com os condomínios invadindo, pouco a pouco, áreas de preservação, obviamente com a aprovação do poder público. Como exemplo, temos a Mata da UNESP, que aos poucos vai sendo invadida pela construção civil. Sinceramente, não sabemos onde está a CETESB, a Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público.

Por outro lado, também falta colaboração de grande parte da população na questão do lixo. A separação do lixo reciclável do lixo orgânico é realizada por uma parcela muito pequena da população. Acreditamos que a conscientização ambiental deve começar no primeiro ano escolar. A matéria de Meio Ambiente deve fazer parte do currículo escolar desde o início da trajetória educacional. Só assim teremos êxito nessa árdua tarefa de preservar nosso Meio Ambiente e, consequentemente, nosso planeta.

Um forte abraço,
Paulo Paçoca, o Amigo de Assis. 🤝
Paulo Paçoca, pré-candidato a vereador.
Fernando Quinteiro, pré-candidato a prefeito.