Restaurante aumenta faturamento com ‘apelo’: ‘Precisa-se de clientes’

 

O dono de uma marmitaria conquistou novos clientes com bom humor e criatividade, em Bauru (SP). Maurício Souza Espindola conseguiu dobrar o faturamento com um cartaz em frente ao comércio que anuncia: “Precisa-se de clientes, com ou sem experiência”.

“A gente teve a ideia de fazer uma propaganda e vem dando certo. Fizemos uma plaquinha, o custo foi baixo e o pessoal gostou. O pessoal entra, pergunta, dá risada. Passa aqui brinca, fala que gostou”, conta Maurício.

Mesmo com o bom atendimento, inovação de cardápio e preço acessível está difícil manter as portas abertas. Então foi necessário usar a criatividade para reverter a situação. Foi exatamente isso que o Maurício fez e as vendas na marmitaria dele aumentaram. “Na hora que a gente chegou ali já foi chamando atenção. Disse a ele: que criatividade a sua. Pensei: será que ele vai precisar de cozinheira nova? E no fim ele precisa da gente, os clientes”, diz o empresário Marco Antônio Peleja.

Diversificando os produtos
Enquanto o Maurício vem investindo na criatividade para alavancar os negócios, o dono de restaurante Deivid Mattos também está se virando para manter o restaurante aberto. “Teve a oportunidade de várias ideias, e nós procuramos a ideia que onerasse menos o nosso custo e aumentasse o nosso faturamento. Com isso veio a ideia da gente montar um rotisserie. E foi um sucesso para gente.”

Então, além do restaurante aberto durante a semana, o Deivid começou a vender comida pronta só para viagem, aos finais de semana. “Ou eu fechava as portas, ou trabalhava mais. Como diz o ditado: ou chora, ou vende o lenço. A gente decidiu vender os lenços.”

O Deivid não está sozinho. Uma pesquisa que o Sebrae fez com empresários do segmento de alimentação aponta que 47% dos entrevistados pretendem implementar novos serviços  para manter o negócio aberto. O Sebrae também dá dicas importantes para quem muitas vezes, não sabe por onde começar a repaginar a empresa  e para dar a volta por cima.

“Nem sempre o empresário conversa com a equipe, então, é o que a gente pode fazer para inovar nesse período de turbulência. A equipe está diretamente relacionada com esse cliente e ela sabe dizer quais são as necessidades desse cliente. Por fim: divulgar, divulgar e divulgar. Tem muita gente que num momento de crise decide cortar as verbas desse investimento que seria essa divulgação. Então se eu não posso fazer um investimento muito alto eu vou adequar, mas vou continuar divulgando”, explica a consultora do Sebrae Patrícia Zucarri. Fonte G1

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Restaurante inovou para não fechar as portas (Foto: Reprodução / TV TEM)Restaurante inovou para não fechar as portas (Foto: Reprodução / TV TEM)