Rosa dos Ventos se apresenta nesta sexta-feira em Paraguaçu Paulista

 

O Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos chega nesta sexta-feira, 2, à Paraguaçu Paulista. Serão três apresentações em locais públicos no centro e em dois bairros do município, além de uma oficina de técnica circense, tudo de graça! As apresentações vão acontecer no Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi, na vila Gammom e na praça da Matriz, sexta, sábado e domingo.
O Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos tem o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e o patrocínio da Cocal Energia Responsável. Ao todo são 20 apresentações do espetáculo Saltimbembe e oficinas de circo para 16 cidades do Estado de São Paulo. As atividades começaram em agosto e seguem até o final de outubro.
As últimas apresentações foram em São Paulo, Suzano e Osasco, essa foi a única etapa do projeto levada a grandes centro, o foco desta circulação são cidades de pequeno porte da nossa região Oeste do estado de São Paulo. Mesmo na Capital e nas cidades de Suzano e Osasco a proposta foi de descentralização, chegar também em locais ondo o público tem pouco ou nenhum acesso aos bens culturais. As fotos que seguem em anexo foram tiradas por Camila Peral, são da última apresentação do Projeto que aconteceu no dia 26 de agosto no Calçadão de Osasco. Apresentação linda contou com um público de mais de 300 pessoas.
O Projeto está tendo uma grande adesão do público, a maioria das apresentações estão sendo feitas para rodas com mais de 500 pessoas, as praças estão sempre lotadas, e isso nos dá uma satisfação enorme além de termos certeza de que o recurso público e a Arte está realmente chegando à pessoas de forma bastante significativa.
Saltimbembe já foi apresentado em Anhumas, Iepê, Narandiba, Osasco, Presidente Prudente, Quatá, São Paulo, Suzano e Tarabai. Nesta próxima etapa as cidades de Cândido Mota, João Ramalho, Nantes, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Rancharia e Taciba receberão o espetáculo. As apresentações acontecem sempre em espaços abertos, livres para a população.
Para o Rosa dos Ventos este projeto é uma oportunidade de chegar em locais que ainda não estivemos e de voltar à alguns municípios que não nos apresentamos faz um bom tempo, uma vez que, atualmente, o grupo tem circulado por cidades mais distantes, normalmente em grandes centros e lugares onde a fruição do bem cultural acontece de forma mais intensa. Até o momento foram 9 apresentações, estimamos que já atingimos um público de 3.500 pessoas. A expectativa é de que o projeto chegue a mais de 9 mil.
 
Sobre o Espetáculo
Saltimbembe é um espetáculo de circo com um humor rasgado, livre, popular, intenso, para todos os públicos, desde 2005 até hoje foram mais de 500 apresentações deste trabalho por centenas de cidades de 16 Estados do Brasil. Saltimbembe foi apresentado também fora do país em um festival na em Córdoba na Argentina em 2012 e teve a oportunidade de participar dos mais importantes festivais do Brasil em Lino Rojas e Circuito SESC de Artes – São Paulo, Inverno Cultural – Minas Gerais, Festival de Inverno de Garanhuns – Pernambuco, Festival de Curitiba – Paraná, Festival Palhaçada em Goiânia – Goiás, Festival Matias de Teatro de Rua em Rio Branco – Acre, Amazônia Em Cena em Porto Velho – Rondônia, Festival Palco Giratório em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Floripa Teatro – Santa Catarina entre muito outras centenas de festivais. É um espetáculo com uma trajetória linda.
Saltimbembe é um trabalho que cria um ambiente de descontração muito dinâmico, o espetáculo começa muito antes da hora anunciada uma vez que o aquecimento e a maquiagem dos palhaços são feitos ao vivo, em cena no local da apresentação uma hora antes do início do trabalho. Enquanto os palhaços aquecem para os números acrobáticos e fazem sua maquiagem o público vem chegando e já encontra o diálogo aberto e a criação espontâneas de piadas improvisadas podem ser as geradoras dos mais diversos assuntos do local que poderão ser trazidos para as cenas durante a apresentação. Esse é o momento que os palhaços conhecem as história, os personagens, os assuntos do cotidiano de cada lugar. Isso da vida a apresentação e constrói um ambiente inteiramente caseiro para os artistas e para o público.
A COCAL
A Usina Cocal é a grande responsável por este projeto acontecer já que acreditou na iniciativa e patrocina esta circulação o que valoriza e muito a parceria com empresas privadas em projetos culturais da nossa região, muitas vezes tão carentes desse tipo de ação. A Cocal é uma empresa de origem familiar 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista, hoje tem um campo de atuação amplo que além de produzir Etanol fabrica açúcar e gera energia elétrica por meio da operação de sua Termoelétrica. São centenas de empregos gerados e diversas cidades da nossa região.
As notícias, relatos, fotos, vídeos e demais informações do projeto poderão ser acompanhados no Blog:circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br
 
SOBRE O ROSA DOS VENTOS
 
O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão Universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.
O ESPETÁCULO:
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para  exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas.
O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo.
Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que  viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.
Ficha Técnica
Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete)
   Gabriel Mungo (Beterraba)
   Luiz Paulo Valente (Tiuria)
   Robson Toma (Nicochina)
   Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Linguagem: Circo, Teatro de Rua e música.
Estreia: Maio de 2005
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:
OUTUBRO
Paraguaçu
Dia 02 de outubro – às 20h
Local: Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi
Dia 03 de outubro – ás 17h
Local: Vila Gammom (ponto de cultura)
Dia 04 de outubro – Às 20h
Local: Praça da Matriz
Oficinas de Circo:
Paraguaçu Paulista
Dia 03 de outubro – Às 9h
Local: Vila Gammom (ponto de cultura)
Taciba
Dia 06 de outubro – Às 20h
Local: Praça do Altaneiro
Nantes
Dia 16 de outubro – Às 20h
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida
Cândido Mota
Dia 19 de outubro – Às 20h
Local: Praça Monsenhor David
Foto Camila Peral 3Foto Camila Peral 4 Foto Camila Peral