Samu participa de ação comunitária em Cândido Mota
Equipe promoveu informações sobre primeiros socorros aos visitantes do evento
No último domingo, dia 08, a Equipe do SAMU Regional Assis, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap Saúde, participou da 3ª Ação Comunitária promovida pela Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Cândido Mota.
O evento ocorreu na Escola ‘Clotilde de Castro Barreira’, no centro da cidade e além da participação do SAMU, o evento promoveu diversos serviços de saúde e cidadania: exames preventivos, eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exame de Papanicolau, vacinação, orientações com a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, saúde bucal, orientações de plantas medicinais, tipagem sanguínea, triagem de oftalmologia, Terapia Reiki, massagens e ainda lazer crianças, oficinas de materiais recicláveis, oficina de terrário, entrega de brinquedos, apresentações de teatros, exposição de aeromodelismo, limpeza de pele, manicure, corte de cabelo, enfim, uma diversidade de atrações.
Durante o evento a equipe do SAMU ensinou a técnica de RCP – Ressucitação Cardio Pulmonar aos visitantes que passaram pelo estande do Serviço, capacitando as pessoas a localizar o ponto correto e a técnica de ressuscitação.
O presidente do Civap e toda equipe do SAMU Regional Assis agradecem ao prefeito Roberto Bueno e a secretária de Saúde Amanda Mailio Santana pelo convite e pela oportunidade de contribuir com a comunidade candidomotense.
ATENDIMENTO – O SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar, 24 horas por dia. Qualquer cidadão pode acionar o serviço, por meio de chamada gratuita para o telefone 192.
O SAMU Regional Assis foi inaugurado em 09 de junho de 2012 e faz parte da Rede de Urgência e Emergência, composta também pela Unidade de Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência, abrange atualmente doze municípios, com três Bases, uma Centralizada em Assis e três Descentralizadas nos municípios de Palmital, Paraguaçu Paulista e Tarumã.
A equipe do SAMU é formada por médicos, enfermeiros, condutores de veículos de urgência, auxiliares administrativos, ajudantes de serviços, telefonistas, farmacêuticos e radioperadores. O objetivo do serviço é prestar atendimento no menor tempo possível já no local da ocorrência, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O atendimento oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, promovendo ganho de tempo e diminuindo o tempo/resposta, o que é crucial em emergências.
QUANDO ACIONAR – Dores no peito de aparecimento súbito; Crises convulsivas (ataque, convulsão); Situações de intoxicação ou envenenamento; Acidentes de trânsito; Atropelamento; Queimaduras graves; Traumas (tórax, abdomen, crânio e fraturas); Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do bebê; Perda de consciência (desmaio); Sangramentos (hemorragias); Em casos de Afogamento; Asfixia, engasgo; Em caso de choque elétrico. Urgência ligue SAMU 192!
Para saber mais sobre o SAMU Regional Assis e sobre o CIVAP acesse www.civap.com.br.