Santa Casa de Ourinhos anuncia que vai demitir funcionários
Representantes da Santa Casa de Ourinhos(SP), que passa por muitas dificuldades financeiras, realizaram uma entrevista coletiva nesta terça-feira (5) para expor para imprensa regional a situação da instituição. A coletiva contou com participação do presidente da Santa Casa, o diretor da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo, médicos e funcionários.
A Santa Casa tem fechado no vermelho há alguns meses e, para conter gastos, a instituição vai demitir 100 funcionários. Em 2015, uma ala do hospital já foi fechada e especialidades como urologia, vascular, buco-maxilar, cirurgia pediátrica e pediatria deixaram de ser oferecidas no plantão desde o dia 1º de 2016.
Durante a coletiva também foi anunciada uma negociação entre a Prefeitura de Ourinhos e a Santa Casa para a manutenção do pronto-socorro. “Dos 85% que a gente atende do SUS, temos um contrato para 60%. Nós temos mais de R$ 2 milhões de extra teto produzido que o governo não cobria. Não é justo a gente endividar cada vez mais o hospital. No contrato diz para atender dó o que está contratado. Nós nunca conseguimos fazer isso e nunca recebemos por isso. A gente fica amargando esse prejuízo e agora alguém vai ter que pagar essa conta”, explica o presidente da Santa Casa Celso Zanuto.
O diretor da Federação das Santas Casas Edson Rogatti diz que o país está em crise. “Além de estar há mais de quatorze anos sem aumento, esses dois últimos anos, que a gente tinha negociado com o governo um incentivo, a gente não conseguiu. A situação hoje no Brasil e no estado de São Paulo é uma situação de crise das Santas Casas devido ao mau pagamento do SUS.”
Secretário de Saúde está em reunião para tentar uma solução porque se a Santa Casa deixar de atender, o pronto-socorro volta para o município. Fonte G1