São Paulo tem maior número de contratações de pessoas com deficiência em janeiro desde 2020

Em janeiro de 2025, o estado de São Paulo alcançou a marca de 2,8 mil contratações de pessoas com deficiência – o maior número para esse mês desde 2020. Os dados são do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que atribui o avanço ao programa Meu Emprego Inclusivo.

O Governo de São Paulo reforça a importância da inclusão no mercado de trabalho, conscientizando e sensibilizando as empresas sobre a efetividade na contratação de pessoas com deficiência viabilizada pelo programa.

“As equipes dos PEIs têm um papel fundamental. Elas não apenas oferecem suporte e capacitação às pessoas com deficiência, como também buscam ativamente as empresas nos municípios, apresentam o programa e oferecem a oportunidade de participação do programa por meio da metodologia do Emprego Apoiado”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. “Com todo o esforço, nós temos avançado, embora reconheçamos que há espaço para ampliar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da adesão de ainda mais empregadores engajados”, completa.

Atualmente, o estado conta com 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que cobrem todas as regiões por meio de unidades operacionais ou atendimento on-line. Nessas unidades, são oferecidos para os candidatos entrevistas de habilidades, competências e interesses profissionais; agendamento de laudos caracterizadores para emprego, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-contratação, além da oferta de cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedorismo. Para as empresas, são oferecidos workshops gratuitos, ações de incentivo ao emprego inclusivo, orientações sobre a abordagem adequada e a seleção inclusiva de candidatos nos processos seletivos.

Os Polos de Empregabilidade Inclusiva estão localizados em diversas cidades do estado de São Paulo, incluindo São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Lorena, Franca, Itapeva e Barretos.

As empresas que desejam se juntar ao programa Meu Emprego Inclusivo podem se cadastrar no site empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br ou diretamente nos Polos de Empregabilidade Inclusiva de suas regiões, onde será prestado suporte sobre práticas adequadas para a contratação de pessoas com deficiência.

Fonte: Agência SP.