Sarampo: Marília é o primeiro município do centro oeste paulista com surto

No Estado de São Paulo foi identificado, em janeiro de 2019, um caso confirmado de sarampo (primeira cadeia de transmissão); na sequência, em fevereiro, um surto em tripulantes e passageiros de navio de cruzeiro e, em março, um surto intradomiciliar e um surto em ambiente universitário.

Da SE 01 até a SE 32 de 2019, foram registrados 8.609 casos suspeitos de sarampo, 1.319 confirmados, 734 descartados e 6.556 estão em investigação. Até o momento, não houve registro de óbito no Estado de São Paulo.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Estado, os casos suspeitos e confirmados estão distribuídos em 50 municípios do Estado de São Paulo, sendo a maioria dos suspeitos e confirmados (90,9%) residentes na Grande São Paulo.

Quanto à taxa de incidência e o número de casos confirmados de sarampo, observa-se que o maior percentual dos casos confirmados concentra-se na faixa etária de 15-29 anos (44,4%).

No presente, as faixas etárias de maior risco de adoecimento encontram-se entre os menores de um ano de idade, 1-4 anos e 15-29 anos de idade.

Na região, por enquanto apenas Marília está em situação de surto. Em Tupã, por enquanto há só um caso suspeito. Fonte: Jornal Diário