Sargento Valmir inicia tratativas para retirar trilhos do centro da cidade

linha ferrea

O vereador Valmir Dionizio -PSC- encaminhou na última sessão ordinária um requerimento ao prefeito municipal, solicitando a retomada de estudos e tratativas para a retirada dos trilhos de trem (linha férrea) da área central da cidade de Assis/SP, com sua mudança para a região oeste do município, passando por fora da área urbana.

Também foi encaminhado documento ao Ministro de Estado dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, solicitando autorização e auxilio para a concretização da mudança dos trilhos, e mostrando ao mesmo que o processo de retirada seria uma transferência de local, o que não elimina a existência dos trilhos, uma vez que o sistema ferroviário brasileiro apresenta um cenário evolutivo favorável e os constantes e progressivos investimentos nesse setor pretendem aumentar o potencial de atração de novos clientes e de ampliação de sua importância nos transportes brasileiros.

Segundo o vereador, a sugestão da retirada dos trilhos da antiga Fepasa – hoje RUMO ALL – é uma antiga aspiração de todos os setores da nossa comunidade devido à baixa operância da Empresa na cidade, aliado ao fato de que os moradores procuraram constantemente o Legislativo e o Executivo com essa finalidade. E também pleitear a apresentação de um projeto com sustentação ambiental, e retorno financeiro que viabilize os investimentos de tal envergadura.

No local, existe várias possibilidades, desde a construção de uma avenida unindo os extremos da cidade, ligando a região do parque Colinas até o parque das Acácias, ou a construção de uma moderna ciclovia, e ainda a construção de equipamentos públicos atrelados a educação, cultura, lazer, esporte, e até a possibilidade de atrair investimentos, como um novo e grande shopping center.

Após consulta aos órgãos de imprensa no Estado, mostrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) num passado recente afirmou que existem diversos pedidos para retirar os trilhos das áreas urbanas, inclusive a cidade de São José do Rio Preto que está na lista das que reivindicam contornos ferroviários para eliminar a passagem de trens por áreas densamente povoadas. Também constam na lista o município de Americana, e a imprensa noticiou também que a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária aprovou projetos de transposição da linha férrea em Jaú, Bauru, Botucatu, Pederneiras, Dois Córregos, Jales, Catiguá, São Carlos e Guararema. As obras visam à solução dos conflitos entre a operação ferroviária e o sistema urbano.

Tratando em específico das condições vivenciadas no Município de Assis, o vereador Valmir Dionizio afirma que foram expedidos também Ofícios ao Diretor-Geral do DNIT e ao Diretor Geral da ANTT, solicitando o início das mobilizações que venham a ser necessárias neste segmento de atuação, a partir do que poderão ser acionadas as Áreas competentes.