Sargento Valmir insiste na distribuição de uniforme escolar na Rede Municipal de Ensino

 

O vereador Sargento Valmir (PSC) requereu do prefeito municipal, a possibilidade de fornecer uniforme escolar (camisetas, shorts, blusa, meias e tênis) para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

O edil considera que no quadro de estudantes da rede municipal de ensino existem casos de famílias que no início do ano letivo e após as férias de julho sofrem por terem dificuldades de adquirir o uniforme escolar, solicitado pelas escolas e por conseqüência, as crianças são penalizadas. “Por um lado tem dificultado o seu desenvolvimento escolar e por outro o constrangimento perante a classe que notadamente mesmo dentro da esfera pública existe diferenças sociais”, ressalta.

No ano de 2014 o mesmo vereador apresentou documento com este objetivo e teve como resposta que: “… Assim, buscamos ações e recursos próprios (além dos 25%) para que um dia possamos ofertar aos educados o uniforme escolar, mas diante da atual situação financeira da municipalidade, ainda não conseguimos, mas faz parte de nossa intenção o fornecimento, e estaremos incessantemente buscando a melhor oportunidade.” (Grifo Nosso).

Já no ano passado o vereador apresentou documentação solicitando a entrega dos uniformes e teve como resposta que: “… cumpre-nos informar que a mesma se encontra impossibilitada neste atual exercício de oferecer uniformes aos alunos por não ter dotação orçamentária para tanto.” (GN)

Sargento Valmir destaca um aspecto relevante que é o fato de que a direção e funcionários da escola facilmente detectariam a presença de crianças e adolescentes que não estudam na escola no interior do estabelecimento escolar e ainda perceberiam pelo uniforme se alguma criança estivesse em horário de aula na parte externa da mesma.

“Em nossa região, outras cidades fornecem o uniforme aos alunos da rede municipal de ensino, (exemplo de Maracaí, Palmital, Tarumã), motivo pelo qual o executivo local poderia fornecer aos alunos carentes o uniforme escolar necessário. Desta forma o município ofereceria as crianças uma igualdade dentro do ambiente escolar, uma vez que é sabido que existem casos de bullying, devido à diferença social dos alunos, onde alguns podem freqüentar a escola com roupas melhores”, conclui o vereador.