Secretaria Municipal da Saúde de Assis apresenta formas de combater a obesidade
Nesta quarta-feira, 11, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e para dar atenção a essa data a Secretaria da Saúde aponta algumas formas de combater esse problema que atinge mais da metade da população brasileira.
O cálculo feito para definir essa condição de saúde é chamado de Índice de Massa Corporal, ou mais conhecido como IMC. Para fazer essa conta e ver se você está em seu peso ideal, é preciso dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Um resultado acima de 30,0 já é considerado obesidade.
Para facilitar esse cálculo, já está em fase final o desenvolvimento uma calculadora virtual que fará essa conta automaticamente e será disponibilizada no site da Secretaria da Saúde de Assis em breve.
É bom ficar de olho nesses números, pois a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como a hipertensão e o diabetes. Sabemos que a quantidade de pessoas acima do peso no Brasil cresce a cada ano, aumentando a mortalidade. Hoje, 67% da nossa população está acima do peso.
Em jovens de 18 a 24 anos esse número requer ainda mais atenção. Pesquisa feita pela Covitel apontou que em 2022, 9% dessa população estava obesa. Já em 2023 esse número subiu para 17,1%.
A Secretaria da Saúde de Assis trabalha com estratégias para fazer o enfrentamento à essa doença, possui um grupo de nutricionistas para auxiliar e acompanhar as pessoas que necessitam atendimento de acordo com cada singularidade. Realiza atividades de promoção e educação em saúde com crianças dentro do ambiente escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no Programa Saúde na Escola (PSE).
Conta com 10 profissionais de educação física que compõem o Programa Agita Assis, que há 20 anos incentiva a prática de atividade física a fim de combater o sedentarismo e cuidar da saúde da nossa população, impactando assim, na melhoria da qualidade de vida e na interação social dos participantes.
Para ter mais informações sobre tudo que Assis pode oferecer para combater esse problema, basta procurar sua unidade de saúde.
Fonte: Prefeitura de Assis