Secretaria e Comdef promovem Fórum de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

 

A Secretaria de Assistência Social, junto com o Comdef (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), promove nesta segunda-feira, 28, o Fórum de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Da Invisibilidade à Cidadania”, na Aero (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos) das 14h às 17h.

O evento tem como objetivo valorizar e fortalecer a rede de atenção às pessoas com deficiência e publicar à comunidade local os serviços especializados prestados pelas instituições junto a população com deficiência.

Serão realizadas Exposições Institucionais do Comdef, AADF (Associação de Assistência Ao Deficiente Físico), Apae (Associação Pais Alunos Excepcionais). Além disto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano fará a apresentação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

         O Fórum faz parte Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo da Campanha é celebrar o dia 21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Esse dia foi instituído pelo Movimento das Pessoas com Deficiência em 1982, num encontro com todas as entidades sociais de defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Mobilização

Dentro da Campanha, também foi realizada nesta última segunda-feira, 21, uma Mobilização de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – “Intervenção Pela Gentileza” na Praça Melo Peixoto, no período da tarde.

A ação contou com a colaboração dos parceiros: AADF e APAE de Ourinhos e outros que se juntarem a causa. A mobilização contou com diversas atividades, entre elas  apresentações de danças do grupo da AADF e Apae.

As pessoas que passaram pelo local também puderam participar de “Vivências”: abordagem direta junto às pessoas para vivenciarem como é andar de cadeira de rodas, caminhar com olhos vendados ou ouvidos tampados, com pesos na perna e outras situações que simule a condição de uma pessoa com deficiência.

Com o apoio da Aero, foram feitas aplicações de multas morais nos carros que estacionaram indevidamente nas vagas reservadas às pessoas com deficiência e idosos. Além disto, foi feita a distribuição dos panfletos sobre o tema da campanha de valorização.

Por fim, os participantes da manifestação fizeram uma caminhada na área central com o intuito de mobilizar e sensibilizar mais pessoas sobre a temática.

 

Campanha de Valorização 2 Campanha de Valorização 3 Campanha de Valorização 4 Campanha de Valorização 5 Campanha de Valorização 6