Sem poder doar sangue, jovem pede de presente que amigos doem

 

A estudante Bárbara Rizzo Vilas Boas pediu um presente diferente para os amigos para comemorar o aniversário no sábado (21) em Bauru (SP). Na “festa” não teve bolo e nem vela, mas muita solidariedade “Ela postou em um grupo que ela estava propondo aos amigos que no aniversário dela a gente fosse doar sangue”, Wesley Aquino de Souza, amigo da Bárbara.

A ideia surgiu depois que a bárbara descobriu que não poderia doar sangue neste aniversário porque usava um piercing na boca. “Por causa do piercing e do alargador, deu que eu não poderia doar. Tenho que esperar um ano. Aí eu decidi fazer essa ação solidária juntando todos os meus amigos, conhecidos”, completa Bárbara.

A comemoração diferente foi no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru. “Alguma coisa dentro de mim falou que seria legal dar esse presente. Acho que o presente melhor para gente é ver que outras pessoas foram beneficiadas também. Não só a gente, não só um presente só. Tem que ser um presente coletivo isso é importante.”

A família e os amigos não pensaram duas vezes em aceitar um convite tão especial. “Eu fiquei muito feliz por ver o amor ao próximo isso só traz coisas boas e ajuda os jovens a pensar sobre isso e os pais também a ensinarem os seus filhos a terem o amor ao próximo e a Deus”, afirma a mãe da Bárbara, Selma Rizzo.

O Hemonúcleo também comemora a solidariedade. É que quando o frio chega, as doações caem 30%. Principalmente dos tipos sanguíneos negativos. “A população, às vezes, esquece de vir pelo menos uma ou duas vezes por ano. Só lembra quando alguém da família necessita, então venha nos ajudar a captar doadores”, explica a assistente social do Hemonúcleo, Valéria Coltri.

Nas redes sociais
Outras ações tem ajudado a aumentar o número de doadores em Bauru. O estudante Bruno Zuccare e os amigos dele da faculdade usam a internet para ajudar o Hemonúcleo. Eles criaram um projeto na universidade para chamar a atenção pra doação de sangue.

“A gente tinha que desenvolver um projeto social pra concluir o trabalho final da matéria e aí a gente, nós somos em seis do grupo, e a gente viu a necessidade de conscientizar as pessoas para  doar o sangue e que isso seja constante”, destaca o estudante de publicidade e propaganda.

Para incentivar todo mundo, o grupo criou uma página nas redes sociais e cada um que doa sangue pode tirar uma foto e postar na internet com a #curtadoar. “A gente tem comentado com pessoas na faculdade, com amigos próximos, no facebook e vem divulgando a partir de cartazes também”, explica a estudante Carla Paiva.

A campanha ganhou tanta força que até quem não é da turma da faculdade resolveu participar. Aline Aparecida João é de Bariri, mas tirou um tempinho no sábado e curtiu doar. “A gente chega, doa e já sai com aquela satisfação de poder estar ajudando uma pessoa, seja quem for, eu sei que eu pude fazer a minha parte hoje”, ressalta a auxiliar administrativa.

Para doar sangue é preciso:
– Estar em boas condições de saúde e descanso;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Não estar utilizando medicamentos;
– Não estar resfriado ou com gripe;
– Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
– Não estar grávida ou amamentando.

Confira o endereço de outros hemocentros da nossa região:

Hemonúcleo de Jaú
Rua Dona Silvéria, 150
Outras informações pelo telefone (14) 3602-1355

Hemocentro de Botucatu
Unesp – Faculdade de Medicina Campus de Botucatu
Distrito de Rubião Junior – Botucatu
(14) 3811-6041 / 3814-8004

Hemocentro Regional de Marilia
R. Lourival, 240 – Fragata – Marília
(14) 3402-1850

Hemonúcleo de Assis
Pça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/nº
Centro – Assis
(18) 3302-6023

Hemonúcleo de Bauru
R. Monsenhor Claro, 888
Centro – Bauru
(14) 3234-4412 / 3227-2942

Santa Casa de Lins
R. Nove de Julho, s/nº
Centro – Lins
(14) 3533-2500

Santa Casa de Tupã
Rua Manoel Ferreira Damião,426
(14) 3404-5555

Banco de Sangue de Ourinhos
Rua Joaquim de Azevedo 770, Vila Moraes
(14) 3302-2245

Fonte G1