Será o fim do WhatsApp? Operadoras móveis preparam petição contra o aplicativo

 

Em dois meses, tudo pode mudar. Pelo menos para o WhatsApp. Isso porque, operadoras de telecomunicações no Brasil pretendem entregar à Anatel um documento contra o serviço de voz do aplicativo.

O argumento das operadoras é que o número de celular é oferecido pela Anatel e as empresas de telefonia pagam tributos para cada linha autorizada, o que não é feito pelo WhatsApp. Além da questão econômico-financeira, as operadoras estão sujeitas às obrigações de fiscalização e qualidade, e estão sujeitas a multas, o que também não acontece com o app.

Apesar de algumas operadoras terem firmado parcerias comerciais com o WhatsApp para oferecer acesso grátis, e sem desconto na franquia de dados dos usuários,  todas elas estão envolvidas na elaboração da petição.

Por outro lado, órgãos de defesa do consumidor estão questionando o argumento das operadoras, pois mesmo utilizando o número de celular do usuário, o serviço de voz do WhatsApp é oferecido por meio da Internet, e não se trata de uma ligação tradicional.

Fonte Metropolitana 98.5 FM