Sincomerciários orienta trabalhadores contra assédio moral
O Sincomerciários de Assis está distribuindo aos trabalhadores panfletos informativos encaminhados pela CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio sobre assédio moral.
No encarte constam esclarecimentos feitos de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego como os principais alvos, os objetivos do agressor, quais os atos que são considerados assédio moral e como podem ocorrer, as consequências para a vítima e como proceder nessa situação. O trabalhador deve procurar seu Sindicato e relatar os acontecimentos. Além disso, também pode denunciar diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego pelo 0800-285-0101.
De acordo com o MTE, atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações do trabalho, praticados na maioria das vezes por um ou mais chefes contra seus subordinados contra o chefe, que ocorre geralmente quando um novo chefe assume e não é aceito pelo grupo de subordinados, ou entre colegas, individualmente ou em grupo.
Dessa forma, configura na exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de modo que os desqualificam, humilham e desestabilizam emocionalmente pondo em risco a saúde, a vida e o emprego da vítima.
Ello Assessoria de Imprensa