Sindicato cobra pagamento da PLR mais cedo
O Sindicato dos Bancários de Assis e Região chama a atenção dos bancos para a antecipação do pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos bancários. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, as instituições financeiras têm até 1º de março para fazer o crédito. No entanto, os balanços começaram a ser divulgados esta semana – Santander no dia 27, Itaú no dia 2, Bradesco no dia 5 –, o que dá plenas condições para o pagamento aos bancários.
De acordo com o presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos, nesta época do ano os gastos dos trabalhadores são mais altos e a antecipação ajudaria com as despesas. “Impostos, matrículas, material escolar. São muitas contas para pagar e a segunda parcela da PLR pode ajudar a tirar os bancários do sufoco”, afirma. “Com a divulgação dos balanços, não há nenhuma razão para que os bancos paguem somente em março.”
PLR sem IR – Desde o início de 2013, os bancários também têm direito a uma tabela de tributação exclusiva da PLR, que garante isenção para quem recebe até R$ 6.677,55 e descontos a partir desse valor. Assim, todos pagarão menos imposto de renda, independentemente de quanto recebem como participação nos lucros. A conquista veio após anos de luta dos sindicatos, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outras categorias como petroleiros, metalúrgicos, químicos e urbanitários.
Ello Assessoria de Imprensa