‘Tem que ter fé’, diz homem que passou descalço pelo braseiro da fogueira de São João em Bocaina
Cinco fiéis enfrentaram a fogueira de São João em Bocaina (SP) na tradicional festa do padroeiro, realizada há 127 anos na cidade. No fim de semana, um deles precisou de atendimento médico após ferir o pé.
Entretanto, os outros quatro saíram ilesos. O catador de recicláveis Claiton Aparecido Batista é um deles. Pela terceira vez ele enfrentou o desafio e, mais uma vez saiu sem nenhum ferimento nos pés.
“O segredo é a fé. Tem que ter fé e isso não me falta”, conta.
Passar pelo braseiro de São João foi a forma que Claiton encontrou para agradecer pela saúde. “Eu tive um problema na perna depois de um acidente e consegui melhorar graças a São João, sou devoto dele”, diz.
Donizete Moura também passou pelo braseiro e acredita que só não se queima quem realmente se dedica e se prepara para cumprir uma promessa.
“A gente tem que estar concentrado o dia todo, nos preparar, fazer o jejum. E se na hora a gente pensar que a nossa fé não é suficiente, é melhor não passar, porque senão vai ser queimar”, ensina.
Dos cinco corajosos, apenas um precisou de atendimento médico, pois teve ferimentos leves. Ele foi encaminhado para a Santa Casa de Bocaina, mas passa bem.
Na noite de sábado (23), o evento reuniu um público de cerca de 10 mil pessoas, segundo a organização.
De acordo com a prefeitura, para manter a tradição de passar pela fogueira com segurança, a Defesa Civil desenvolveu um plano de atuação com equipes de salvamento que ficam no local de prontidão.