Tema da redação da Unesp 2016 fala da publicação de imagens trágicas

 

O tema da redação da segunda fase do vestibular 2016 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi “Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?”. O segundo e último dia de provas foi aplicado na tarde desta segunda-feira (14) e, segundo a Vunesp, a abstenção foi de 10,7%.

Nesta segunda, os candidatos tiveram que responder a 12 questões discursivas de linguagens e escrever a redação. O G1 vai trazer a correção extraoficial das questões, feitas pelos cursos pré-vestibulares Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas.

A prova de redação teve quatro textos de apoio e três imagens de diversas épocas que se tornaram célebres e comoveram a opinião pública. A primeira, tirada por Nick Ut no Vietnã em 1972, mostra uma menina que corria por uma estrada sem roupas, após a região ser atingida por uma bomba napalm.

A segunda foto, de autoria de Kevin Carter, foi feita em 1993 no Sudão e se tornou símbolo da fome e da miséria na região. Ela mostra uma criança sudanesa gravemente desnutrida, deitada sozinha enquanto é observada por um abutre.

A terceira foto é de setembro 2015 e rodou o mundo. Ela mostra o corpo do menino sírio Aylan Kurdi em uma praia na costa da Turquia. O menino fugiu com a família da Síria em busca de uma vida longe da guerra na Europa, mas o barco em que eles estavam naufragou, e apenas o pai sobreviveu.

Os quatro textos de apoio aos candidatos abordavam a questão dos efeitos e consequências da publicação de fotos como estas, incluindo um da fotógrafa Sosan Sontag, com perspectivas contrárias e favoráveis à exposição das imagens.

Primeiro dia
No domingo, a prova teve 24 questões discursivas de conhecimentos específicos, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática.

No total, 42.654 alunos foram convocados para a segunda fase, e 38.075 fizeram o segundo dia de provas. A abstenção do primeiro dia de provas ficou em 9,5%.