Temporal causa estragos na região de Marília; distrito de Tupã é o mais afetado

Um forte temporal atingiu a região de Marília (SP) na madrugada deste sábado (27) e deixou estragos em várias cidades.

Um dos locais mais atingidos, especialmente pelos fortes ventos, foi Varpa, distrito de Tupã, onde casas foram destelhadas, árvores tombaram e muros caíram. Como a fiação foi atingida por galhos e um transformador explodiu, a energia de todo o distrito foi interrompida.

O Corpo de Bombeiros de Tupã precisou desobstruir a vicinal que dá acesso a Varpa, onde árvores também caíram.

O distrito de Varpa registrou estragos em quase toda a área urbana — Foto: Arquivo pessoal

Segundo informações do secretário de Obras de Tupã, Valentim César Bigeschi, cerca de 120 árvores caíram apenas no perímetro urbano e 40 imóveis sofreram prejuízos, oito deles com gravidade que provocaram sua interdição.

Um barracão que funciona como silo de grãos também caiu com a força dos ventos. O barracão do expedição de Varpa perdeu algumas telhas e paredes caíram.

No total, seis famílias precisarão ser retiradas de suas casas, inclusive uma idosa que só só fala a língua letã – o distrito foi formado por imigrantes da Letônia.

Várias casa do distrito de Varpa ficaram comprometidas e precisaram ser interditadas — Foto: Arquivo pessoal

NA REGIÃO

Há relatos também de queda de energia em várias cidades, como Tupã, Marília, Garça, Quintana e Iacri. Consultada, a CPFL Paulista, concessionária de energia elétrica na região, ainda não informou previsão de restabelecimento para a maior parte das cidades.

Temporal causa estragos em cidades na região de Marília — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período de 24 horas, até as 10h deste sábado, choveu 67,6 mm na região. Ainda segundo dados do Inmet, as rajadas de vento na cidade chegaram a 65 km/h na hora da chuva.

Em Marília, a interrupção de energia aconteceu na região central da cidade em função da queda de uma árvore. Na vicinal que liga a cidade ao distrito de Avencas várias pedras se desprenderam e ficaram no meio da via.

Uma, lanchonete na zona norte de Marília teve os vidros quebrados durante o temporal — Foto: Arquivo pessoal

Segundo o Corpo de Bombeiros de Marília, 38 árvores caíram na cidade com a força dos ventos e foram registrados ainda um destelhamento, duas inundações e três quedas de fios energizadas. Não há registro de vítimas.

Em nota, a CPFL Paulista informou que as equipes de manutenção trabalham na região central de Marília e que a energia deve ser restabelecida até o meio-dia.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Marília, 25 árvores caíram na cidade com a força dos ventos e foram registrados ainda um destelhamento, uma inundação e três quedas de fios energizadas. Não há registro de vítimas.

Em nota, a CPFL Paulista informou que as equipes de manutenção trabalham na região central de Marília e que a energia deve ser restabelecida até o meio-dia. Fonte G1

Barracão usado para armazenamento de grãos também foi atingido em Varpa — Foto: Arquivo pessoal

Árvores caíram na vicinal entre Tupã e Varpa e interromperam o aceso ao distrito — Foto: Arquivo pessoal

Em Varpa, ventos fortes derrubaram muros e destalharam casas — Foto: Arquivo pessoal

Ruas do distrito ficaram interrompidas pela queda de árvores e da fiação de energia elétrica — Foto: Arquivo pessoal