Trupe do Trupé com programação intensa
A Trupe do Trupé apresentou-se na quarta-feira (25/05) em dois períodos na EMEF “Sidnei Gomes Salomão” como preparação para a apresentação na cidade de Joanópolis.
Na quinta-feira a Trupe levou um cortejo de Maracatu à Praça Central de Joanópolis e na sexta-feira foi oferecida uma Oficina de Maracatu e Ritmos Brasileiros às 15h e a apresentação da peça “Auto de Antônio Santinho” aconteceu às 20h na Casa de Cultura.
Um público numeroso acompanhou encantado ao trabalho dos jovens paraguaçuenses.
Após a apresentação, os presentes se envolveram com os artistas numa descontraída roda de maracatu que fechou o evento com chave de ouro.
Origens
A história do espetáculo “Auto de Antônio Santinho” está intimamente ligada à cidade de Joanópolis, pois é resultado da pesquisa e adaptação do texto “Antônio de Lisboa e a Sereia do Fundo do Mar” do livro “Teatro de Bonecos – Uma Experiência Mágica na Educação”, publicado a partir de trabalho de coleta de causos populares e adaptação para textos de teatro de bonecos realizados pelos alunos do Curso de Artes da Faculdade Mozarteum de São Paulo com coordenação da professora Neide Rodrigues Gomes, nascida em Itú e residente em Joanópolis a mais de 40 anos e reconhecida como cidadã Joanopolense homenageada pela Câmara Municipal, foi Presidente da Associação Brasileira de Folclore e Diretora do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, atualmente é Vice Presidente da Comissão Paulista de Folclore e Presidente da Casa de Cultura Pró-Joá.
O elemento de ligação das cenas é fruto de atividades ligadas a Danças e Ritmos Brasileiros desenvolvidas pela professora e psicóloga Julia Horesh Brettas com os alunos do Ponto de Cultura “Projeto Brincarte”.
O espetáculo torna-se encantador e emocionante pelo interessante assunto que trata (a cultura popular) bem como, pelo numeroso elenco formado por crianças e jovens da Trupe do Trupé.
Patrocínio
“Auto de Antônio Santinho” é integrante do Projeto Contos de Outros Cantos – nº 15020 aprovado pelo PROAC-ICMS da Secretaria de Estado da Cultura e tem apoio da Associação Popular de Moradores das Vilas Gammon e Francsico Roberto, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista e Patrocínio da COCAL – Energia Responsável.